Logo Folha de Pernambuco

BNDES

Em 2022, pelo menos 65 ativos deverão ser concedidos à iniciativa privada, segundo o BNDES

Segundo o diretor da instituição, o banco tem uma carteira com 160 projetos para concessões, nas áreas de logística, ambiental, estradas e parques

BNDESBNDES - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Em 2022, pelo menos 65 ativos deverão ser concedidos à inciativa privada, segundo o diretor de infraestrutura, concessões e PPPs do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Fabio Abrahão. Na área de saneamento, disse do diretor do BNDES, há três ativos que serão oferecidos à iniciativa privada, com estimativa de investimento de R$ 10 bilhões.

— Além da oferta pública inicial de ações da Corsan, companhia de saneamento do Rio Grande do Sul, há outro projeto no Ceará e também na cidade Porto Alegre. Estamos apoiando o IPO da Corsan, que criará uma corporation e será mais um player para disputar futuros leilões - afirmou Abrahão após o leilão do bloco 3 da Companhia Estadual de Água e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) realizado nesta quarta-feira na B3, em São Paulo.

Abrahão disse que os leilões de saneamento de Porto Alegre e do Ceará poderão ser feitos em blocos, embora isso ainda não esteja definido. Para 2023, também ha previsões de concessões de serviços de saneamento nos estados de Sergipe, Paraíba e Rondônia, os três maiores ativos, disse o diretor do BNDES.

Segundo ele, o banco tem uma carteira com 160 projetos para concessões, nas áreas de logística, ambiental, estradas e parques. Em 2022, disse Abrahão, podem ser oferecidos à iniciativa privada o porto do Espírito Santo e o parque de Foz do Iguaçu.

Para a Abcon/Sindcon, entidade que reúne as operadoras privadas de saneamento, após 18 meses da aprovação do marco legal do setor, o saneamento teve em dezembro mais um mês de intensa movimentação para a busca da redução do déficit histórico do Brasil no abastecimento de água e tratamento de esgoto.

— A regulação mais clara a partir das definições do novo marco está sendo fundamental para o saneamento avançar. Os leilões realizados até aqui são uma prova do acerto e pertinência da legislação —afirma o diretor executivo da Abcon/Sindcon, Percy Soares Neto.

De acordo com estimativas do Radar PPP, há mais R$ 12,7 bilhões de investimento previsto a partir dos leilões de sanamento aguardados para o próximo ano, com destaque os projetos do Ceará e do Rio Grande do Sul, além de várias outras licitações que devem ocorrer em municípios.

Veja também

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Câmera de segurança filma momento em que robô com IA convence outros a "deixarem seus empregos"
IA

Câmera de segurança filma momento em que robô com IA convence outros a "deixarem seus empregos"

Newsletter