Logo Folha de Pernambuco

Comércio

Em 6 anos, Pernambuco vendeu R$18 bilhões por comércio eletrônico

Ferramenta inédita, lançada nesta quinta-feira (11) pelo MDIC, reúne informações sobre vendas online realizadas no Brasil; consulta pode ser feita por estados e por produtos

Foto: Freepik.com

Um levantamento inédito do Observatório do Comércio Eletrônico, plataforma do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), revelou que as empresas pernambucanas alcançaram vendas de R$18,37 bilhões por meio do e-commerce no período entre 2016 e 2022. Os dados estão disponíveis no recém-lançado Dashboard do Comércio Eletrônico Nacional, uma ferramenta do MDIC que reúne informações sobre vendas online com emissão de nota fiscal no Brasil.

De acordo com os dados, 75,3% das vendas realizadas por empresas de Pernambuco foram destinadas a outros estados, com maior destaque para aparelhos celulares, televisores e calçados esportivos. No mesmo período, os consumidores pernambucanos realizaram compras online em outros estados no valor de R$13,62 bilhões, com ênfase em aparelhos celulares, televisores e refrigeradores, especialmente provenientes de São Paulo, Paraíba e Minas Gerais.

O Dashboard é a primeira ferramenta pública a agregar números oficiais do comércio eletrônico no país, oferecendo uma maior transparência às informações. Anteriormente, grande parte dos dados vinha de fontes privadas.

"Compilar e publicar essas estatísticas está alinhado aos esforços do governo para impulsionar e trazer transparência à economia digital", afirma Uallace Moreira, secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços do MDIC. "O dashboard subsidiará o desenvolvimento de políticas públicas para o setor, inclusive para equilibrar eventuais concentrações regionais, e poderá orientar decisões de investimento das empresas", complementa.

Os dados do Dashboard abrangem o período de 2016 a 2022 e revelam um crescimento exponencial das vendas online durante a pandemia da Covid-19. A plataforma demonstra o tamanho desse salto no cenário brasileiro, com as vendas eletrônicas aumentando de R$36 bilhões em 2016 para R$187 bilhões em 2022.

No contexto nacional, o celular foi o líder absoluto de compras pela internet entre 2016 e 2022, representando 11,5% do total movimentado financeiramente, com vendas de terminais portáteis de telefonia, incluindo smartphones, atingindo R$72,1 bilhões. Em seguida, destacam-se as vendas de televisores, que totalizaram R$28 bilhões (4,5%), seguidos por notebooks, tablets e produtos similares, com R$21 bilhões em vendas. Outros itens que se destacaram foram geladeiras ou freezers, com R$17,8 bilhões (2,8%); livros, brochuras e impressos semelhantes, com R$16,8 bilhões (2,6%); e máquinas de lavar roupas, com R$10,8 bilhões (1,7%).

Confira a lista completa em https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiNTQ0NjYxZTQtODU5ZC00YTY3LWE5YjMtMmRmODY5OTVhZjBmIiwidCI6IjNlYzkyOTY5LTVhNTEtNGYxOC04YWM5LWVmOThmYmFmYTk3OCJ9.

Veja também

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Câmera de segurança filma momento em que robô com IA convence outros a "deixarem seus empregos"
IA

Câmera de segurança filma momento em que robô com IA convence outros a "deixarem seus empregos"

Newsletter