Em Dubai, Guedes diz que busca 'petrodólares' para investimentos no Brasil
Ministro da Economia afirmou que crescimento já está 'contratado', apesar de admitir aumento dos juros
O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou neste domingo que o Brasil busca "petrodólares" para serem investidos no país. Guedes acompanha Bolsonaro em viagem aos Emirados Árabes Unidos, país com uma das maiores reservas de petróleo do mundo.
Leia também
• 'Cérebro de Paulo Guedes é obsoleto', diz Omar Aziz
• Paulo Guedes diz que mercado digital é importante para modernizar Mercosul
• Paulo Guedes diz que Brasil vai se engajar na agenda da mudança climática
— Aqui estão os petrodólares. Nós fizemos um grande movimento no final da década de 80, depois do choque do petróleo, para pegar essa reciclagem de recursos. Só que, naquela época, foi com endividamento. Nós fizemos uma expansão da infraestrutura com base em dívida. Agora nós vamos fazer com participação nos programas de investimento nossos, nas nossas parcerias de investimentos — disse Guedes, de acordo com o portal G1.
Assim como Bolsonaro, o ministro visitou neste domingo da feira de aviação Dubai Airshow. Em conversa com jornalistas, Guedes manteve o otimismo em relação à economia brasileira, dizendo que o crescimento "já está contratado", apesar da alta de juros.
— Então nós estamos muito otimistas. Nós achamos que...O crescimento da economia brasileira já está contratado. Os juros vão subir um pouco para combater a inflação, mas o crescimento está contratado. São R$ 700 bilhões já comprometidos, fora o trabalho que vamos continuar fazendo. Não apostem contra a economia brasileira.
Questionado sobre até onde irá o aumento da taxa de juros, o ministro evitou responder e disse que é assunto do Banco Central.
— Assunto do Banco Central. Preço do petróleo é assunto do Ministério de Minas e Energia, taxa de juros é assunto do Banco Central. Eu tenho cá minhas expectativas, mas não comento.