Logo Folha de Pernambuco

Trabalhadores

Em greve, metroviários da RMR fazem manifestação em Brasília nesta quinta-feira (17)

Ato é contra a privatização

Metroviários de Pernambuco no ato em BrasíliaMetroviários de Pernambuco no ato em Brasília - Foto: divulgação

Em greve há sete dias, os metroviários da Região Metropolitana do Recife realizam, na manhã desta quinta-feira, (17) ato diante do Palácio do Planalto, em Brasília, contra a privatização Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), pedindo a retirada da companhia do Programa Nacional de Desestatização (PND). A manifestação conta com a participação de metroferroviários de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul (Transurb).

De Pernambuco, a caravana com mais de cem trabalhadores partiu do Recife ns noite da última segunda-feira (14). A greve é a primeira de uma categoria federal durante do Governo Lula. Segundo os metroviários, Lula havia prometido tirar a CBTU do PND, mas, até o momento, não sinalizou a retirada. 

"Durante a época de campanha, o presidente Lula se comprometeu com essa categoria, para a retirada da CBTU do Plano de Desestatização e por mais investimentos no Metrô do Recife. Mas, infelizmente, Lula segue a ideia do governo Bolsonaro e avança com essa ideia de entregar a CBTU nas mãos dos empresários. Não iremos deixar", informou o presidente do Sindmetro-PE, Luiz Soares. 

Luiz ainda salientou que o Governo Lula foi eleito pelos trabalhadores e não pela classe empresarial que apoio Bolsonaro. "Queremos um Metrô público, estatal federal e de qualidade para as pessoas. Precisamos de investimentos no Metrô e só Governo Federal tem o aporte necessário para entregar as melhorias necessárias no sistema", avaliou.

Outra reivindicação da categoria é pela aprovação do Acordo Coletivo de Trabalho 2023-2025- a categoria pede 7% de reajuste e a CBTU oferece 3,45%.

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter