Logo Folha de Pernambuco

Economia

Em meio à expectativa sobre obra de dragagem, novo presidente assume o Porto do Recife

Arquiteto e urbanista Jaime Alheiros assume, a partir desta terça-feira (3), a presidêcnia do Porto do Recife

Porto do RecifePorto do Recife - Foto: Alexandre Aroeira/Arquivo/Folha de Pernambuco

O arquiteto e urbanista Jaime Alheiros assume, a partir desta terça-feira (3), a presidêcnia do Porto do Recife. Com 25 anos de atuação em planos setoriais, planejamento estratégico e gestão pública, Alheiros é o 22º gestor a assumir o cargo de presidente do ancoradouro desde que foi firmado um convênio de delegação entre o Governo do Estado de Pernambuco e a União, em 2001, que passou a administração do Porto para o Estado de Pernambuco.

Alheiros, que já foi diretor de Planejamento e Urbanismo e diretor de Planejamento e Gestão do Complexo Industrial Portuário de Suape, vai substituir Carlos Vilar, que presidiu a gestão do Porto por três mandatos. A última gestão de Vilar, de fevereiro de 2019 a novembro de 2020, foi marcada por uma reforma administrativa na gestão do equipamento, que causou uma reestruturação organizacional nos cargos. A última gestão também foi responsável pela aquisição do Sistema Integrado de Gestão Empresarial, que deve fornecer e organizar dados e informações pertinentes à próxima gestão.

Além das mudanças no campo administrativo, Vilar firmou contratos com a iniciativa privada e viabilizou obras estruturadoras que devem se estender pelas próximas gestões, como a obra de dragagem do Porto do Recife, cujo edital de licitação deve ser publicado ainda em novembro deste ano. A licitação prevê a retirada de mais de 800 mil m³ de sedimendos do cais acostável, canal interno e bacia de evolução.

 



Funcionário do Porto por mais de 45 anos, Carlos Vilar renunciou à presidência por questões familiares. “Dediquei quase meio século de minha vida ao Porto do Recife, contribuí de muitas maneiras para a história desse ancoradouro centenário. Aos 74 anos senti que era o momento de dedicar tempo para a minha família e cuidar de minha saúde. Em tempos pandêmicos fico limitado, em virtude de minha idade, e não posso servir ao Porto com a dedicação de sempre", explica Vilar. 

Para o novo presidente, o Porto do Recife é uma peça fundamental para o desenvolvimento econômico do estado.  “O Porto do Recife é um importante equipamento para o desenvolvimento econômico de Pernambuco, apoiando o crescimento pujante dos polos industriais da RMR, nos últimos anos. Além da sua função logística, contribui para a revitalização do Bairro do Recife com os projetos de revitalização portuária (REVAP) e pode fazer muito mais enquanto plataforma turística para o Estado – é um porto que tem história e tem futuro!”, ressalta o novo diretor-presidente.

 

Veja também

Newsletter