Em número de clientes, Nubank ultrapassa Santander Brasil e é o quinto maior banco do país
Banco digital chegou a 64,8 milhões de clientes, enquanto os espanhois possuem 61 milhões, segundo levantamento do UBS
Os bancos digitais ganharam mais clientes que os bancos considerados "tradicionais", com agências físicas, nos primeiros nove meses de 2022. O que chamou a atenção é que o Nubank foi o que mais conquistou novos entrantes no período (14,9 milhões) e ultrapassou o Santander em número de clientes totais.
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O banco suíço UBS fez um relatório com base em dados divulgados pelo Banco Central e constatou que os bancos brasileiros abriram 111 milhões de novas contas este ano (considerando que uma pessoa pode ter mais de uma conta em diferentes bancos), sendo que deste total os bancos tradicionais ficaram com 14%, enquanto os neobancos ficaram com 40%.
Segundo o levantamento do UBS, com base nos dados do BC, o Nubank chegou a 64,8 milhões de clientes até o mês de setembro. O banco anunciou que tem 66 milhões de clientes no Brasil e, considerando México e Colômbia, diz ter 70 milhões. O Santander Brasil ,por sua vez, possui 61 milhões de clientes.
A Caixa tem 148,3 milhões de clientes, o maior número, seguida pelo Bradesco (101,8 milhões), Itaú (95,5 milhões) e o Banco do Brasil (73,6 milhões).
Já entre os digitais, o Nubank fica em primeiro, seguido por Original (42,2 milhões), Mercado Pago (39,4 milhões), PagBank (25,9 milhões) e C6 Bank (21,3 milhões).
No total, os cinco maiores bancos tradicionais têm atualmente 480,1 milhões de clientes, o equivalente a 53% dos clientes bancários do país. Eles ganharam 16 milhões de novos clientes nos nove primeiros meses do ano, com o Itaú liderando as novas adesões com 5,2 milhões de novos clientes, seguido pelo Santander Brasil com 4,1 milhões enquanto o Bradesco teve 1,9 milhão de novas adesões.
Já os cinco principais neobancos possuem 193,7 milhões de clientes, o que equivale a 21% do total de clientes do país. O Nubank ganhou 15 milhões de novos clientes nos primeiros nove meses do ano, enquanto C6 Bank, Inter e BTG Pactual/Pan, juntos, conquistaram 21 milhões de clientes. Considerando todas as instituições, o número total de contas correntes atingiu 910 milhões até setembro.
Medir o tamanho de um banco pelo número de clientes é um dos critérios. Outra forma de avaliar a grandeza dos bancos é a oferta de crédito, onde eles mais ganham receita. Na prática, quem oferece mais crédito tem maior retorno financeiro.
“Os novos entrantes brasileiros têm tido muito sucesso em adicionar clientes às suas plataformas, embora a maioria deles ainda esteja nos estágios iniciais do negócio de crédito e precise ganhar importância”, diz o UBS.
Por esse critério, a penetração de crédito é liderada por Itaú (58%), seguida de BB (48%), Santander (42%), Bradesco (39%) e Caixa (20%). Segundo o UBS, a Caixa tem percentual menor, embora tenha o maior número de clientes, porque uma parte deles usa a conta para receber benefícios sociais.
Nos bancos digitais, a penetração de crédito é liderada por Nubank (51%), seguido de C6 (33%), Original (10%), Mercado Pago (10%) e PagBank (1%).
Embora tenha havido um aumento expressivo no número de contas no Brasil em últimos anos (no final de 2019, havia 2,6 contas bancárias por CPF e atualmente são 4,5), o percentual de clientes que tomam crédito caiu - eram 50% em 2019, mas apenas 37% ao final de setembro passado.
Outra forma de analisar o tamanho dos bancos é por seus ativos totais. Por esse parâmetro, os maiores conglomerados financeiros são: BB (R$ 2,021 trilhões em ativos), Itaú (R$ 1,960 trilhão), Caixa (R$ 1,484 trilhão), Bradesco (R$ 1,431 trilhão) e Santander (R$ 987,895 milhões).
Ja´entre os bancos digitais, o Nubank tem R$ 94,7 bilhões em ativos, seguido de PagBank/PagSeguro (R$ 34,5 bilhões), C6 (R$ 31,967 bilhões), Original (R$ 31,3 bilhões) e Mercado Pago (R$ 16 bilhões). Os dados são do sistema IFData, do BC, e são referentes a março.