PÁSCOA

Em Pernambuco, páscoa deve movimentar R$ 80,5 milhões

A previsão é que o volume de vendas alcance a marca de R$3,44 bilhões este ano

Páscoa ComércioPáscoa Comércio - Foto: Agência Brasil/EBC

De acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio - PE), é esperado que as vendas alcancem R$ 80,56 milhões no período da Páscoa. O levantamento aponta um crescimento nacional de 4,5% no volume de vendas, em comparação ao ano passado. A previsão é que o volume de vendas alcance a marca de R$3,44 bilhões este ano. 

Segundo a Secretaria de Comércio Exterior (SECEX), a importação de produtos para Pernambuco também é um indicativo positivo. No primeiro bimestre de 2024, 1,2 tonelada de bacalhau foi importada, enquanto as importações de chocolates foram de 17 mil quilos. 

Além disso, a valorização do Real no último ano compensou a alta dos preços internacionais desses produtos. Às vésperas da festividade em 2023, a taxa de câmbio estava em R$/US$ 5,20. Hoje a taxa está abaixo dos R$5. 

A cesta de bens e serviços como bacalhau, chocolate, pescados, azeite de oliva, entre outros, sofrerá um reajuste acima da inflação. Os itens tradicionais da Páscoa estarão 5,2% mais caros em comparação com o mesmo período em 2023. Contudo, alguns itens costumam ser ajustados abaixo da inflação como os chocolates (+2,4%), bacalhau (-3,2%) e os pescados (+4,7%). 

 “O varejo está otimista com as projeções para a Páscoa de 2024, com a expectativa de volume de vendas atingindo R$80,5 milhões. A estabilidade prevista para Pernambuco, influenciada pela importação de pescados e chocolates, demonstra a solidez do setor mesmo com as adversidades do mercado de trabalho, que podem vir a influenciar o consumo nesse período. O varejo deve estar preparado para atender a demanda dos consumidores, ofertar diversidade nas modalidades de pagamentos, utilizar estratégias de vendas para atrair clientes e incentivar seus colaboradores com comissões”, afirma o presidente da Fecomércio-PE, Bernardo Peixoto.

A Fecomércio verificou que alguns empresários do segmento de super e hipermercados e comércio de chocolates e peixarias no Recife, estão otimistas em relação à Páscoa. A data é considerada uma das mais relevantes para o varejo.

O uso das redes sociais como meio de alcançar os clientes, é uma das estratégias de vendas adotadas pelos empresários. O levantamento mostrou uma sólida confiança entre os varejistas, que esperam por um aumento nas vendas, além de possuírem planos relacionados à contratação de funcionários temporários. 

Veja também

iFood lança portal de dados e diz que entregadores trabalham 31,1 horas mensais pelo app
trabalhadores

iFood lança portal de dados e diz que entregadores trabalham 31,1 horas mensais pelo app

Desenvolvimento da IA não pode depender de "caprichos"do mercado, alertam especialistas da ONU
Inteligência Artificial

Desenvolvimento da IA não pode depender de "caprichos"do mercado, alertam especialistas da ONU

Newsletter