Logo Folha de Pernambuco

Exportações

Embarque de açúcar por Suape teve alta de 38% em 2023

O produto é um dos principais pontos da pauta de exportações do Estado

Suape: novo modelo de gestão para garantir a sustentabilidade do complexoSuape: novo modelo de gestão para garantir a sustentabilidade do complexo - Foto: divulgação

Em 2023, o embarque de açúcar ensacado no Porto de Suape registrou um aumento de 38% em relação ao ano anterior, totalizando 211.349,15 toneladas do produto.

O produto está entre os que mais geram movimentação no terminal pernambucano e um dos principais da pauta de exportações do Estado.

Um dos exemplos da importância do açúcar ensacado para o Porto foi início, no último dia 13 deste mês, do embarque de 23,2 mil toneladas do produto no navio Neptune J, de bandeira de Palau, país insular da Oceania.

A embarcação veio de Trípoli, no Líbano, e retornará para o local de origem na próxima quarta-feira (24).

O açúcar que está abastecendo o navio é uma produção pernambucana, originária da Zona da Mata Sul, a poucos quilômetros do atracadouro, o que facilita o escoamento para várias partes do País e do mundo.

“Suape está situado a poucos quilômetros das principais usinas produtoras de açúcar da Mata Sul de Pernambuco, fato que facilita o escoamento da produção. Além disso, a estrutura dos nossos cais otimizam o transporte da carga, trazendo mais competitividade à indústria açucareira do Estado”, enfatiza o diretor de Desenvolvimento e Gestão Portuária, Nilson Monteiro.

VEÍCULOS

O Hub de Veículos do Complexo de Suape, o maior do Norte/Nordeste, também teve crescimento significativo. De janeiro a dezembro de 2023, o aumento foi de 42% na movimentação de automóveis em relação ao ano anterior.

No total, 80.604 unidades passaram pelo porto, entre operações de exportação, importação e transbordo, tornando o hub o mais movimentado do Norte/Nordeste. No ano passado, a atividade mobilizou 56.932 veículos.

A Autoridade Portuária registrou 1.509 atracações de navios no ano passado e manteve, até novembro, a liderança nacional na movimentação de granéis líquidos e no transporte de cabotagem, além de primeiro lugar no transporte de contêineres.

O balanço oficial será divulgado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), na segunda quinzena de janeiro de 2024.

Veja também

Petrobras anuncia volta ao setor de etanol
NEGÓCIOS

Petrobras anuncia volta ao setor de etanol

Cerca de 30 mil candidatos negros voltam a disputar vagas no CNU
CONCURSO PÚBLICO

Cerca de 30 mil candidatos negros voltam a disputar vagas no CNU

Newsletter