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NEGÓCIOS

Embraer garante financiamento de R$ 500 milhões com BNDES para construir fábrica de 'carros voador'

Com produção total esperada de até 480 aeronaves por ano, a Eve já acumula cartas de intenção de compra de pelo menos 2.900 eVTOLs

Protótipo em tamanho real da aeronave elétrica do tipo eVTOL da Eve, empresa da Embraer, foi apresentado neste domingo na Farnborough Airshow, evento da indústria aeroespacial e de defesa na InglaterraProtótipo em tamanho real da aeronave elétrica do tipo eVTOL da Eve, empresa da Embraer, foi apresentado neste domingo na Farnborough Airshow, evento da indústria aeroespacial e de defesa na Inglaterra - Foto: Eve/Embraer/Divulgação

A Eve Air Mobility, empresa de mobilidade aérea urbana da Embraer, garantiu um empréstimo de R$ 500 milhões com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para financiar o desenvolvimento da fábrica de produção de aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL) da empresa em Taubaté, São Paulo.

O financiamento da instalação de fabricação dá sequência à parceria entre a Eve e o BNDES após a aprovação, em 2022, de uma linha de crédito de mais de R$ 520 milhões para apoiar o programa de desenvolvimento do “carro voador” da Embraer. O novo acordo de financiamento é estruturado por subcréditos de fontes domésticas e internacionais, incluindo fundos em moeda estrangeira do banco, e tem um prazo de 16 anos.

— Este financiamento será essencial para a instalação de nossa fábrica de eVTOL, que será a primeira do tipo no Brasil e será alimentada por energia limpa e renovável, alinhada ao nosso compromisso com a sustentabilidade — disse Johann Bordais, CEO da Eve.


Com uma produção total esperada de até 480 aeronaves por ano, a Eve planeja expandir a capacidade de produção do local de forma modular, com quatro módulos de tamanho igual a 120 aeronaves por ano. A empresa já acumula cartas de intenção de compra de pelo menos 2.900 eVTOLs de 30 clientes em 13 países, representando um potencial de USD 14,5 bilhões em receita de vendas.

A aeronave utiliza oito hélices dedicadas para o voo vertical e asas fixas para voar em cruzeiro, sem alteração na posição desses componentes durante o voo. O conceito inclui um propulsor elétrico alimentado por motores elétricos duplos que fornecem redundância de propulsão para garantir os mais altos níveis de desempenho, segurança, confiabilidade e baixos custos operacionais.

A empresa selecionou todos os principais fornecedores de seu eVTOL e lançou seu primeiro protótipo em escala real em julho passado. À medida que a Eve avança para a próxima fase de desenvolvimento, o protótipo de eVTOL está realizando uma série de testes projetados para avaliar todos os aspectos da operação e desempenho da aeronave.

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