Embraer inicia testes de 'carro voador' usando helicópteros no RJ
A simulação vai utilizar helicópteros no trajeto entre a Barra da Tijuca e o aeroporto Rio Galeão
A Eve, braço de mobilidade urbana da Embraer, vai iniciar no dia 8 de novembro testes para a operação do eVTOL (aeronave elétrica de pouso e decolagem), o "carro voador" da companhia com previsão de entrega para 2026.
A simulação vai utilizar helicópteros no trajeto entre a Barra da Tijuca e o aeroporto Rio Galeão. A experiência vai ocorrer até o dia 6 de dezembro, com seis voos diários.
A venda de passagens começou nesta terça-feira (26) pelo site da Flapper, plataforma independente para voos sob demanda, com preço a partir de R$ 99,90. Para participar, é preciso escolher o trajeto -Rio Galeão até a Barra da Tijuca ou vice-versa-, comprar o ingresso e embarcar no dia e local escolhido. A experiência ainda conta com uma simulação eVTOL por meio de realidade aumentada.
Leia também
• Venda de aviões impulsiona ações da Embraer na Bolsa de Valores
• Conheça os planos para tirar do papel os 'carros voadores'
• Embraer anuncia o primeiro voo de seu avião com motor elétrico
O objetivo será avaliar o ecossistema do UAM (Mobilidade Aérea Urbana) e os principais conceitos relacionados à experiência do que se planeja fazer no futuro com a a eVTOL.
"A simulação no Rio de Janeiro, uma das cidades com mais congestionamento no Brasil e no mundo, nos ajudará a levantar as reais necessidades dos usuários, parceiros e comunidade que irão se beneficiar das nossas soluções de mobilidade", disse André Stein, presidente-executivo da Eve, em nota.
A simulação será acompanhada pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e o Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo).
Empresas de transporte apostam em modelos VTOL (vertical take-off and landing), veículos de decolagem e pouso vertical, na tradução para o português). Tratam-se de veículos semelhantes a drones que poderão transportar pessoas no futuro.