AVIAÇÃO

Embraer revela protótipo de seu 'carro voador' em tamanho real

Aeronave e fornecedores do projeto foram apresentados em feira aerospacial na Inglaterra

Protótipo em tamanho real da aeronave elétrica do tipo eVTOL da Eve, empresa da Embraer, foi apresentado neste domingo na Farnborough Airshow, evento da indústria aeroespacial e de defesa na InglaterraProtótipo em tamanho real da aeronave elétrica do tipo eVTOL da Eve, empresa da Embraer, foi apresentado neste domingo na Farnborough Airshow, evento da indústria aeroespacial e de defesa na Inglaterra - Foto: Eve/Embraer/Divulgação

A Eve Air Mobility, empresa de mobilidade aérea urbana da Embraer, apresentou neste domingo o primeiro protótipo de seu eVTOL — aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical, conhecida como "carro voador" — durante a Farnborough Airshow, evento da indústria aeroespacial e de defesa na Inglaterra.

Esse protótipo foi construído na unidade da Embraer de Gavião Peixoto, no interior de São Paulo. E é considerada pela Eve como um “marco histórico” pela escala real, abrindo caminho para a fase de testes.

“Esse é um passo importante que reforça o nosso compromisso com a segurança, acessibilidade e inovação”, disse Johann Bordais, CEO da Eve, em comunicado. “Agora, devemos focar na preparação de uma rigorosa bateria de testes, mas vamos além da criação de uma aeronave — estamos desenvolvendo um ecossistema completo de soluções para modelar o futuro da indústria de Mobilidade Aérea Avançada”, acrescentou.

Pronto para fase de testes
Em paralelo, a companhia concluiu a seleção das empresas que serão fornecedoras primárias para a nova aeronave. O protótipo entra agora em fase de testes para que todos os aspectos operacionais e de desempenho sejam avaliados, o que compreende desde as capacidades de voo até recursos de segurança, informou a Eve.

Os dados apurados nessa etapa de testes terão “papel crucial” no aprimoramento do design e da funcionalidade da aeronave para que ela esteja dentro dos padrões de desempenho e segurança estabelecidos pela empresa, pontuou Bordais.

A Eve destacou a parceria com a Embraer — empresa com 55 anos de experiência no desenvolvimento e certificação de aeronaves, sendo a terceira maior fabricante do setor no mundo — para aprimorar o projeto de seu eVTOL, lembrando ainda que futuros compradores desse veículo aéreo terão acesso a uma rede de centros de atendimento globalmente.

Até aqui, a Eve já contabiliza 2,9 mil cartas de intenção para aquisição de seu eVTOL. A aeronave, explica a empresa, traz vantagens como baixo custo operacional, menos peças, estruturas e sistemas otimizados, tendo sido desenhada para oferecer eficiência de empuxo com baixo ruído. Isso é garantido graças à configuração que permite a decolagem e o voo vertical e asas fixas para voar em cruzeiro.

A versão mais recente conta com um propulsor elétrico alimentado por motores também elétricos duplos que garantem “alto desempenho e segurança”, explicou a Eve.

Fornecedores anunciados
Também neste domingo, a empresa anunciou que selecionou a ASE como fornecedora para o sistema de distribuição de energia, enquanto a Diehl Aviantion ficará a cargo do design e da produção do interior da aeronave.

A primeira é especializada em sistemas de energia elétrica para as indústrias aerospacial e de defesa, por isso vai cuidar do desenvolvimento e produção desses sistemas de alta e baixa tensões no eVTOL da Eve. Já a Diehl é reconhecida em design desenvolvimento e produção de soluções integradas para cabines de aeronaves. E vai trabalhar em conjunto com as equipes de engenharia e design da empresa da Embraer.

Segundo Johann Bordais, essas parcerias são firmadas com contratos de longo prazo com cada fornecedor de modo a cobrir todo o ciclo de vida da aeronave.

Embora esse protótipo tenha saído da fábrica de Gavião Peixoto da Embraer, a Eve terá sua primeira fábrica de eVTOL em Taubaté, também no interior paulista, com a previsão de uma produção de 480 aeronaves por ano.

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