Logo Folha de Pernambuco

TURISMO

Emirados Árabes Unidos se mantêm como o destino preferido dos super ricos; entenda

Estudo aponta que os principais fatores para o fenômeno são a ausência de imposto de renda, programas de "visto dourado" e estilo de vida luxuoso

Jumeirah Islands, em Dubai Jumeirah Islands, em Dubai  - Foto: Reprodução

Os Emirados Árabes Unidos (EAU) permanecem como o principal destino mundial para milionários em migração, segundo o estudo Henley Private Wealth Migration Report 2024. O país ostenta uma projeção de entrada líquida de 6.700 indivíduos ricos em 2024, quase o dobro dos Estados Unidos, seu concorrente mais próximo.

Segundo o estudo, os principais fatores para o fenômeno são a ausência de imposto de renda, programas de “visto dourado”, estilo de vida luxuoso e localização estratégica global. No ranking de migração, Índia, Oriente Médio, Rússia e África se destacam pelo maior número de milionários que decidem ir para os Emirados Árabes.

Segundo Sunita Singh-Dalal, especialista em gestão de fortunas em Dubai, o rápido desenvolvimento da infraestrutura de gestão de riqueza nos EAU oferece soluções inovadoras que atraem milionários que querem proteger e aumentar seus ativos.

 

Ao contrário de outros países árabes próximos, os Emirados Árabes Unidos optaram por abrir sua economia e investir na criação de uma ampla infraestrutura de luxo. Entre os exemplos mais icônicos estão o Burj Khalifa, reconhecido como o prédio mais alto do mundo, o Burj Al Arab, um shopping center considerado o maior e mais sofisticado globalmente, além de marinas extravagantes e ilhas artificiais de altíssimo custo.

Quem mais está na lista?
Cingapura ocupa o terceiro lugar global, com uma entrada líquida de 3.500 milionários, seguida pelo Canadá (3.200) e Austrália (2.500). Países europeus como Itália, Suíça, Grécia e Portugal continuam sendo destinos populares, assim como o Japão, que registrou um aumento de ricos migrantes chineses no período pós-Covid.

Segundo o estudo da Henley, a entrada de milionários traz benefícios econômicos atrativos também para esses países, já que muitos são empreendedores e fundadores de empresas co, capacidade de gerar empregos e receita.

Por outro lado, Israel caiu pela primeira vez na lista dos principais destinos para milionários migrantes em décadas. O conflito em curso na região diminuiu sua reputação como refúgio seguro.

Veja também

Comissão Mista de Orçamento aprova relatório preliminar da LDO de 2025
LDO

Comissão Mista de Orçamento aprova relatório preliminar da LDO de 2025

Haddad: não é só juro que vai resolver problema; é preciso trabalhar fiscal também
juros

Haddad: não é só juro que vai resolver problema; é preciso trabalhar fiscal também

Newsletter