Logo Folha de Pernambuco

TECNOLOGIA

Empresa chinesa Ant Group lança "assistente de vida" baseado em IA

A apresentação de quinta-feira em Xangai coincide com uma forte aposta de gigantes da tecnologia como Google, Meta e Microsoft no mercado de IA

Inteligência ArtificialInteligência Artificial - Foto: Imagem: Pixabay

A empresa de tecnologia financeira Ant Group, apoiada pela gigante do comércio digital Alibaba, anunciou o lançamento de um aplicativo de celular com um "assistente de vida" alimentado por inteligência artificial (IA).

O grupo disse que o aplicativo Zhixiaobao pode ajudar seus usuários a "pedir refeições, chamar táxis, comprar ingressos e descobrir opções locais de restaurantes e entretenimento", além de acessar os serviços do aplicativo Alipay, a maior plataforma de pagamentos digitais do mundo.

A apresentação de quinta-feira em Xangai coincide com uma forte aposta de gigantes da tecnologia como Google, Meta e Microsoft no mercado de IA e na busca de uma maior integração com robôs conversacionais.

"A Alipay está comprometida em aproveitar o potencial da IA para melhorar a experiência do usuário, garantindo que assistentes de IA como Zhixiaobao se tornem ferramentas valiosas para a vida diária de todos", disse o presidente do Ant Group, Cyril Han, em um comunicado.

Este grupo era filial de finanças e pagamentos da Alibaba e teve que abrir o capital no final de 2020, mas o governo interrompeu a operação, avaliada em 34 bilhões de dólares (190 bilhões de reais), apenas 48 horas antes.

Desde então, a empresa teve que reformar o seu modelo de negócios para cumprir as exigências dos reguladores financeiros, que no ano passado a multaram em quase 1 bilhão de dólares por atos "ilegais".

Os lucros da empresa caíram 10% no primeiro trimestre deste ano, segundo a Bloomberg News, que observou que perdeu mais de 70% do seu valor desde a sua fracassada saída da bolsa.

Veja também

CNA entrará na União Europeia com ação contra Carrefour e outras empresas francesas
Carrefour

CNA entrará na União Europeia com ação contra Carrefour e outras empresas francesas

Líder do governo diz que votação de pacote de gastos deve ficar para 2025
pacote de gastos

Líder do governo diz que votação de pacote de gastos deve ficar para 2025

Newsletter