Logo Folha de Pernambuco

PIB

Empresa de alimentos participa de 1,2% do PIB e 1,61% dos empregos em Pernambuco

O levantamento foi feito a partir de um estudo inédito

Foto: JBS

No ano de 2020, a companhia alimentícia JBS movimentou em Pernambuco, o equivalente a 1,17% do PIB (Produto Interno Bruto) e contribuiu para a criação de 1,61% dos empregos do Estado. “Ficamos muito satisfeitos em contribuir para a economia de Pernambuco, principalmente nas oportunidades que nossa cadeia produtiva ajuda a criar no estado”, afirma Fernando Meller, diretor de Gente e Gestão da JBS Brasil.  Em escala nacional, a empresa participou de 1,79% no PIB e contribuiu para 2,48% na geração de postos de trabalho. Em 2021 os números foram maiores: 2,10% no PIB e 2,73% na criação de vagas.

Os cálculos foram feitos a partir de informações de um levantamento inédito produzido pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) via Nereus (Núcleo de Economia Regional e Urbana da Universidade de São Paulo), que analisou a importância das atividades socioeconômicas da companhia. O estudo levou em consideração o efeito inicial (a partir das próprias unidades), o efeito direto (relacionamento com fornecedores diretos de insumos), o efeito indireto (impactos ao longo de toda a cadeia de suprimentos) e o efeito renda (indução de atividade econômica). 

Segundo o estudo coordenado por Eduardo Amaral Haddad e Carlos Roberto Azzoni, as unidades da JBS estão distribuídas em mais de 130 municípios, contribuindo para a geração de riqueza e crescimento da atividade econômica. Por meio da análise de informações públicas e privadas, foi possível chegar ao escopo da cadeia de produção relacionada à companhia e indicar a importância de cada grupo de atividades.

 

Veja também

BNDES libera empréstimo para recuperação de porto no Rio Grande do Sul
ESTRUTURA

BNDES libera empréstimo para recuperação de porto no Rio Grande do Sul

Anatel aprova fim da concessão da Oi e transferência para modelo de autorização
CONEXÃO

Anatel aprova fim da concessão da Oi e transferência para modelo de autorização

Newsletter