Logo Folha de Pernambuco

Transnordestina

Empresários instalados em Suape se reúnem para discutir sobre a Ferrovia Transnordestina

O evento contou com palestras dos consultores Francisco Cunha e Marcílio Cunha, líderes do projeto para a vinda da Ferrovia para Suape

Empresários instalados em Suape se reúnem para discutir sobre a Ferrovia TransnordestinaEmpresários instalados em Suape se reúnem para discutir sobre a Ferrovia Transnordestina - Foto: Marcelo Barreto/ Agência Sacada

Na quinta-feira (21), mais de 30 empresários, gestores públicos e consultores se reuniram para discutir sobre o projeto de implementação da Ferrovia Transnordestina até o Porto de Suape, e os impactos que o empreendimento trará para a economia de Pernambuco. O encontro, promovido pela Associação das Empresas de Suape (Assesuape), foi realizado no Hotel Intercity Costa Dourada, no Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife (RMR). 

O evento contou com palestras dos consultores Francisco Cunha e Marcílio Cunha, líderes do projeto para a vinda da Ferrovia para Suape. Para Francisco Cunha, a Transnordestina determina o futuro de Suape. 

“Considero a iniciativa da Assesuape muito relevante, porque o tema é vital para o futuro de Pernambuco e Suape. O Terminal Marítimo de Suape sem a ferrovia não irá poder potencializar e cumprir seu grande potencial de ser um equipamento logístico de abrangência mundial. Não existe porto importante no mundo que não seja suportado por uma ferrovia”, enfatizou.

Já para Marcílio Cunha, a Ferrovia vai baratear os custos e melhorar a entrega dos serviços. “Nossa preocupação é que o projeto seja concluído o mais rápido possível, já que deveria estar pronto há 13 anos. 53% do empreendimento já foi concluído. Não podemos deixar o modal de uma importância tão grande, como o ferroviário, para depender apenas das rodovias. A ferrovia barateia o valor do frete e faz com que Pernambuco atenda com  mais eficiência o mercado situado no agreste e sertão”, afirmou.

O presidente da Assesuape, Abelardo Borba, ficou satisfeito com a interação do público presente com o compartilhamento de informações e propostas para as empresas sediadas no Polo. 

“A Assesuape cumpriu mais um dos objetivos, que é propiciar o networking entre os associados e munir os empresários com informações estratégicas para ajudar na tomada de decisões e influenciar no crescimento de Suape”, disse.   

A expectativa da Assesuape é fazer encontros regulares, a cada dois meses, com o empresariado instalado na região do Terminal Marítimo.

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter