Logo Folha de Pernambuco

tecnologia

Empresas anunciam criação de "hub" para desenvolvimento de aplicações em IA

Anúncio foi feito por Qualcomm durante Microsoft Build 2024, que acontece nos Estados Unidos

Windows 11Windows 11 - Foto: Microsoft/Divulgação

Após a Microsoft ter anunciado ontem seus notebooks com Windows projetados para inteligência artificial (IA) com a nova versão do Copilot+PC, a Qualcomm em parceria com outras empresas anunciam hoje um nova etapa para permitir o desenvolvimento de novos aplicativos capazes de gerar vídeos e imagens, por exemplo.

Batizado de IA HUB, os desenvolvedores poderão criar seus próprios modelos de IA e otimizá-los para serem executados diretamente nos laptops de marcas como Acer, Asus, Dell, HP, Lenovo, Samsung, sem a necessidade de trafegar as informações e os dados até a nuvem.

Isso vai permitir maior rapidez na hora de desenvolver novas aplicações e trazer maior eficiência na nuvem. O anúncio foi feito durante o Microsoft Build 2024, que acontece nos Estados Unidos.

O AI HUB tem uma biblioteca de mais de 100 modelos de IA pré-otimizados que funcionam com a plataforma da Qualcomm, o Snapdragon X Series, a Hugging Face, empresa franco-americana que desenvolve ferramentas para construção de aplicativos usando aprendizado de máquina e é dona de um dos maiores acervos de IA do mundo, e a GitHub, plataforma feita para hospedagem de códigos de programação.

Além disso, os desenvolvedores também vão poder migrar seus próprios modelos de forma a ampliar o número de soluções para IA em notebooks. Na prática, o objetivo é criar aplicativos para Windows alimentados por IA.

— O objetivo é dar flexibilidade e o poder de criar aplicativos de IA para PCs Windows da nova geração — disse Durga Malladi, vice-presidente sênior da Qualcomm Technologies.

Segundo Pavan Davuluri, vice-presidente do Windows e aparelhos da Microsoft, os desenvolvedores terão mais facilidade para criar aplicativos para o Windows 11. Segundo a Microsoft, a estratégia é facilitar execução dos aplicativos fora dos data centers. De acordo com a empresa, são mais de 40 aplicações executados diretamente nos laptops.

Assim, no evento anunciado ontem, a Microsoft anunciou a possibilidade de gerar imagens de IA em tempo real diretamente no aparelho e permitindo a tradução de áudio em mais de 40 idiomas. Os novos computadores permitirão ainda que as pessoas usem a IA para facilitar a localização de documentos e arquivos em que trabalharam, e-mails que leram ou sites que navegaram. Anunciou ainda parceria com empresas como Adobe, DaVinci, CapCut, Cephable e djay Pro.

Veja também

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Câmera de segurança filma momento em que robô com IA convence outros a "deixarem seus empregos"
IA

Câmera de segurança filma momento em que robô com IA convence outros a "deixarem seus empregos"

Newsletter