Conflito Rússia x Ucrânia

Empresas chinesas serão alvo de sanções americanas se não respeitarem embargo à Rússia

Recado foi dado pela secretária de comércio dos EUA. Washington proibiu exportação de produtos de tecnologia para os russos

Gina RaimondoGina Raimondo - Foto: Gina Raimondo/AFP

A secretária do Comércio dos EUA, Gina Raimondo, afirmou que as empresas chinesas que desafiarem as sanções norte-americanas contra o país deixarão de receber equipamentos e software americanos fundamentais para sua produção.

Os EUA adotaram uma série de sanções contra a Rússia, incluindo a proibição de exportação de semicondutores e produtos de alta tecnologia.

As restrições à venda de tecnologia para Rússia se aplica não apenas a empresas americanas, mas a todas as que usam softwares e produtos feitos nos EUA. As sanções foram apoiadas por outros países, como União Europeia, Austrália e Japão, e também se aplicam à Bielorrússia, aliada de Vladimir Putin. 

Mas empresas chinesas continuam a exportar chips para os russos. O processo de produção de semicondutores na China, no entanto, depende de insumos americanos, o que as deixa vulneráveis às restrições impostas por Washington. Gina disse que o governo Biden vai "fechar" as empresas chinesas que não respeitarem o embargo.

- Nós podemos fechar a SMIC (uma grande empresa chinesa do setor) porque podemos impedir que ela use nossos equipamentos e softwares - afirmou a secretária de Comércio.

Se os EUA levarem o plano à frente de suspender a venda de componentes para empresas de tecnologia na China, não será a primeira vez que companhias asiáticas serão alvo de restrições americanas.

Em 2020, no governo de Donald Trump, os EUA proibiram companhias americanas de fazer negócios com a chinesa Huawei, sob a justificativa de que a fabricante de celular representava um risco à segurança nacional dos EUA.

Veja também

Dólar cai para R$ 5,42 e fecha no menor valor em um mês
Dólar

Dólar cai para R$ 5,42 e fecha no menor valor em um mês

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee
Falha no sistema

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Newsletter