Silveira: Setor elétrico, se não repensado caminha para insustentabilidade regulatória
Para Silveira, o mercado não tem sido eficiente em reduzir a tarifa
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que o setor elétrico brasileiro, caso não seja repensado, caminhará para a insustentabilidade "regulatória, tarifária e comercial" e trava uma "batalha letal".
O ex-senador pelo PSD afirmou que o debate a respeito da justiça tarifária não pode ficar restrito à Pasta e suas vinculadas, nem pode esperar já que está caminhando para o "precipício"por conta das altas tarifas de energia elétrica, tema que será tratado pelo Ministério de Minas e Energia (MME) em novo marco regulatório.
Leia também
• Rede de academias é flagrada furtando energia pela segunda vez no ano; gerentes são presos
• População de baixa renda terá devolução total de imposto sobre energia, água e esgoto
Para Silveira, o mercado não tem sido eficiente em reduzir a tarifa neste momento de maior oferta de energia e políticas públicas têm sido alocadas na conta de luz.
Segundo ele, o tema vem sendo debatido junto ao Ministério da Fazenda de forma "franca", já que, em sua visão, deveriam ser suportados pelo Orçamento da União.
Em relação aos subsídios, disse que "não há qualquer problema em subsidiar e trazer pujança para nossa economia", mas que a questão é como o tema está sendo endereçado.
As afirmações de Silveira foram feitas durante o seminário "Justiça tarifária e liberdade do consumidor" realizado pelo MME e pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) em São Paulo (SP).