Logo Folha de Pernambuco

Energias Renováveis

Energia hidráulica cresce 13% no Brasil

A energia produzida a partir da água é a fonte renovável com maior participação na matriz energética brasileira

Barragem de SobradinhoBarragem de Sobradinho - Foto: Maurício de Almeida/TV Brasil

Uma das fontes de energia mais limpas que existe, a energia hidráulica está em crescimento no Brasil. Segundo dados do boletim de energia do Ministério de Minas e Energia (MME), a oferta deste tipo de energia cresceu 13% em 2022 na comparação com o ano de 2021.

Entre os motivos para o forte aumento está a melhora nos indicadores pluviométricos deste ano, aliada às estratégias adotadas na gestão da crise hídrica de 2021. Por conta destes impactos positivos, o País atingiu os maiores níveis de armazenamento dos reservatórios das hidrelétricas.

Prova de que a energia hidráulica é uma fonte importante para a matriz energética do Brasil é que o recurso foi um dos que mais contribuiu para o aumento da produção de energia limpa nos primeiros quatro meses do ano.

No Sistema Interligado Nacional, a participação da energia hidráulica, que é feita pelas hidrelétricas, passou de 73% no ano passado para 77% este ano. O dado foi constatado em um levantamento da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, onde foi destacado que a geração de energia limpa cresceu 6% no primeiro quadrimestre de 2022.

Hidrelétricas lideram 
A energia hidráulica no Brasil é uma das principais e o País abriga duas das cinco maiores usinas hidrelétricas do mundo: Itaipu, barragem hidrelétrica no rio Paraná, localizada entre o Brasil e o Paraguai, e Belo Monte, na bacia do Rio Xingu, próximo ao município de Altamira, no norte do estado do Pará.

Atualmente, a região Nordeste, que tem uma hidrelétrica importante, a de Sobradinho, teve uma elevação de 0,3 ponto percentual no seu armazenamento, segundo o boletim do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O reservatório operava com 58,8% da sua capacidade e hoje a capacidade de energia armazenada indica 30.374 MW mês e a energia natural afluente computa 6.866 MW med, correspondendo a 74% da Média de Longo Termo (MLT). A hidrelétrica marca agora 64,47% de capacidade de armazenamento.

Defesa de regulamentação
Apesar de ser uma fonte importante, o setor necessita de regulamentos que reconheçam a prestação de serviços por parte das usinas hidrelétricas, principalmente nos aspectos que contribuem para a segurança do sistema elétrico brasileiro, como conta o diretor de Operação da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), João Henrique Franklin.

“Precisamos realizar ajustes na regulamentação, com o reconhecimento dos atributos das fontes de geração e a adequada remuneração dos serviços ancilares”, afirmou. 

Veja também

Sebrae realiza evento gratuito para fomentar empreendedorismo negro em Pernambuco
Empreendedorismo

Sebrae realiza evento gratuito para fomentar empreendedorismo negro em Pernambuco

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Newsletter