Logo Folha de Pernambuco

VETO

Equador comemora suspensão do veto russo às suas exportações de banana

A Rússia é o segundo destino da banana equatoriana, com 21% do total das vendas ao exterior

BananaBanana - Foto: Divulgação

O Equador comemorou, nesta sexta-feira (16), o fim da sanção russa contra cinco empresas exportadoras de bananas as quais deixou de comprar devido à presença de uma mosca nos contêineres, informaram as autoridades.

"Boas notícias. 100% das exportações de banana equatoriana para a Rússia se encontram em operação!", escreveu a ministra de Produção, Sonsoles García, em sua conta na rede social X, antigo Twitter.

Acrescentou que Moscou autorizou "as cinco empresas a retomarem o comércio" em 5 de fevereiro por parte do serviço russo de vigilância veterinária.

A Rússia é o segundo destino da banana equatoriana, com 21% (quase 76 milhões de caixas) do total das vendas ao exterior, atrás da União Europeia com 28%, segundo a Associação de Exportadores de Banana do Equador (Aebe).

"Essa decisão é uma mostra da importância do diálogo que deve existir a todo momento entre dois países que têm tido tradicionalmente uma relação próxima e muito positiva", expressou o embaixador equatoriano em Moscou, Juan Fernando Holguín, segundo um vídeo divulgado pela chancelaria.

De acordo com os meios russos, nove a cada dez bananas importadas por esse país vêm do Equador.

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter