Logo Folha de Pernambuco

Era Digital

ERP é fundamental para empresas sobreviverem no home office

Menos custo e mais qualidade para empresas em 2023: saiba como ter um ERP

Foto: Pixabay

O ano de 2023 é o momento para empresas, de qualquer porte que seja, estarem de vez na era digital. E isso não é sobre manter a marca presente numa rede social ou interagir virtualmente com colaboradores e clientes. O ano novo é o momento de virada de chave para consolidação do funcionamento da empresa mesmo que de forma remota, e ter um sistema de gestão empresarial (ERP) é imprescindível. 

De acordo com uma pesquisa realizada pelo E-commerce Brasil, em 2020, apenas 10% das novas lojas tinham um sistema ERP capaz de controlar o estoque, mostrar o fluxo de caixa e otimizar a gestão do pequeno empreendedor. 

Mas com a pandemia de covid-19, a crescente demanda pelos sistemas capazes de melhorar a gestão e atividades do negócio, como sistema financeiro, comercial, dados contábeis e fiscal mostrou-se um movimento de mudança para todos os segmentos. 

“Ainda durante a pandemia, as empresas perceberam que precisam inovar para continuarem vivas e buscarem novas oportunidades. Existia um déficit tecnológico latente dentro do negócio que muitos buscavam superar pelo trabalho braçal, pela tolerância e correção constante de erros, além da tomada de decisão baseada no sentimento e não em dados concretos. Notamos que a demanda por softwares que apoiassem as empresas a superar essas barreiras cresceu, apesar de que até pouco tempo, grande parte das pessoas  pouco tinham conhecimento sobre ERP e suas diversas aplicações dentro dos  negócios”, explica o co-CEO da Blue - empresa desenvolvedora de softwares -, Everson Aguiar.

Quando falamos de ERP, o software em si é apenas a ferramenta, o objetivo é ter o dado certo, no lugar certo e na hora certa, “isso torna as empresas muito mais eficientes e com atividades mais  eficazes. Em qualquer mercado, ser competitivo é fundamental para ter sucesso. Na Blue fazemos há anos o serviço que, antes da implantação do software de gestão, traça uma diagnóstico do cenário e proposição de melhor solução ao cliente”, complementa Everson. 

Enterprise Resource Planning (ERP) é um sistema de gestão que permite acesso fácil, integrado e confiável aos dados de uma empresa, com informações que são levantadas e agrupadas por um software, possibilitando integração entre setores, com redução de custos e assertividade nas atividades de cada setor de uma empresa.

A escolha de um sistema, no entanto, passa pelo entendimento  do cenário atual de cada empresa, quais as maiores dores e oportunidades,  para que se chegue ao desenvolvimento de um software que impacte o negócio como um todo. 

“É preciso uma mudança profunda de processos e cultura, para que através do software de gestão a empresa entre em outro patamar competitivo dentro de seu mercado. Nos mais de 10 anos de mercado,  a Blue entendeu que não basta apenas saber desenvolver softwares, é preciso entender de negócios, de pessoas e de cultura para ter sucesso num processo de informatização”, diz o co-CEO da Blue.  

Levantamento anterior ao período pandêmico, feito pelo portal ERP, mostra que a satisfação com a adoção de um sistema de gestão é total para 51.92 % daqueles negócios que já fazem uso de algum ERP. Outros 40.48% demonstraram uma satisfação parcial. Vale ressaltar que 37.43% deles dizem nunca ter tido problemas ao adquirir softwares.

 

Veja também

Capacidade de pagamento das pessoas físicas ainda demanda atenção, avalia Banco Central
BANCO CENTRAL

Capacidade de pagamento das pessoas físicas ainda demanda atenção, avalia Banco Central

Renan Filho: governo analisa 4 repactuações de rodovias, encaminhou 8 para o TCU e reprovou 2
GOVERNO

Renan Filho: governo analisa 4 repactuações de rodovias, encaminhou 8 para o TCU e reprovou 2

Newsletter