Logo Folha de Pernambuco

Projeção

Especialistas debatem projeções da economia local e nacional para 2021

O debate acontece nesta quinta-feira (14), às 19h, através do YouTube da Fecomércio-PE

Foto: Divulgação/ Fecomércio-PE

Leia também

• Lives do Cine PE debatem cultura, comunicação e economia

• 2021 começa ainda com cautela na economia

• 2020: o ano em que a economia parou

Em meio às dificuldades que a economia brasileira enfrentou em 2020, devido à pandemia do novo Coronavírus, o país entra em 2021 em um cenário de incertezas, com a inflação fechando o ano passado acima da meta oficial de 4%, com 4,38%. Para discutir os impactos sofridos e as projeções na economia de Pernambuco e do Brasil, a Fecomércio-PE realiza, nesta quinta-feira (14), às 19h, através do YouTube da Federação, um debate sobre o tema.

De acordo com o economista da Fecomércio-PE, Rafael Ramos, serão abordados os principais temas para que a população tenha uma noção das projeções para este ano. “Vamos falar sobre o PIB, sobre a produção, qual vai ser o principal debate em termos federais, se vão ser as reformas administrativas, tributárias, se vai ser a questão do gasto público, com o teto de gastos. Também vamos falar sobre a expectativa de geração de empregos, na própria recuperação dos setores e sobre a própria questão da inflação. Vamos tentar fazer um apanhado da economia com as principais variáveis, para que as pessoas tenham uma noção de como estão as projeções para 2021”, destaca o economista.

Diante do cenário presenciado em 2020, a projeção econômica para 2021 é positiva, principalmente para o setor industrial. “Se a gente comparar com 2020, a expectativa é de uma projeção mais positiva, com uma base muito prejudicada e negativa que foi o ano de 2020. De um lado a gente vai ter a indústria, com a construção civil e o agronegócio, provavelmente tendo uma recuperação bem mais rápida, que ainda estarão beneficiadas por uma taxa de juros extremamente baixa. Por outro lado, o serviço e o comércio serão prejudicados ainda por uma renda muito lenta de ser recuperada, principalmente, pelo fim de projetos que distribuíram renda, como o auxílio e o FGTS emergenciais. Mesmo assim, a expectativa é positiva para todos os setores”, explica.

O debate será composto pelos especialistas: Rafael Ramos; Tiago Monteiro, consultor econômico-financeiro e diretor do Cedepe Business School e Luiz Maia, PhD em Economia pela North Carolina State University (EUA). A medição será realizada pelo jornalista Aldo Vilela.

Veja também

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Câmera de segurança filma momento em que robô com IA convence outros a "deixarem seus empregos"
IA

Câmera de segurança filma momento em que robô com IA convence outros a "deixarem seus empregos"

Newsletter