Logo Folha de Pernambuco

Economia

Esse é o barulho do raio que caiu em abril, diz Guedes sobre queda do PIB

No segundo trimestre, a economia brasileira registrou uma retração inédita de 9,7% na comparação com os três meses anteriores

Paulo GuedesPaulo Guedes - Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

O ministro da Economia, Paulo Guedes, comparou, nesta terça-feira (01), a queda do PIB (Produto Interno Bruto) ao "barulho de um raio" que caiu no passado.

No segundo trimestre, a economia brasileira registrou uma retração inédita de 9,7% na comparação com os três meses anteriores, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

"Isso é lá atrás. Isso é um impacto de lá atrás. Nós estamos decolando em V", disse o ministro ao ser questionado pela Folha de S.Paulo. "Esse é o barulho do raio que caiu em abril", acrescentou.



O ministro falou rapidamente com a imprensa após anúncio pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) da prorrogação do auxilio moradia por mais quatro meses. Perguntado, o presidente se recusou a comentar a queda da atividade econômica.
O segundo trimestre foi o período mais intenso dos efeitos econômicos da pandemia do novo coronavírus, como mostraram também dados de outros países.

A expectativa é que a economia tenha voltado a crescer no terceiro trimestre, mas há dúvidas sobre o ritmo de recuperação, principalmente por causa das sequelas no mercado de trabalho e da situação fiscal do país. Em relação ao mesmo período de 2019, o PIB (Produto Interno Bruto) caiu 11,4%. Ambas as taxas foram as quedas mais intensas da série, iniciada em 1996, segundo o IBGE.

O IBGE também revisou o resultado do primeiro trimestre de uma queda de 1,5% para retração de 2,5%.

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter