Logo Folha de Pernambuco

BALANÇO

Estratégia comercial permitiu que diesel não fosse reajustado, diz diretor da Petrobras

Sobre os resultados do terceiro trimestre do ano, Schlosser disse que a redução das margens do refino se deve ao impacto das cotações internacionais dos combustíveis

Diesel: Atual estratégia comercial da Petrobras em derivados do petróleo permitiram que não houvesse reajuste do diesel em 2024 até o momento.Diesel: Atual estratégia comercial da Petrobras em derivados do petróleo permitiram que não houvesse reajuste do diesel em 2024 até o momento. - Foto: David Roumanet/Pixabay

O diretor de Comercialização e logística da Petrobras, Claudio Schlosser, disse nesta sexta-feira, 8, que a atual estratégia comercial da Petrobras em derivados do petróleo permitiram que não houvesse reajuste do diesel em 2024 até o momento.

"O PPI repassava volatilidade externa, inclusive a do câmbio. A nova estratégia comercial deixou isso para trás", disse Schlosser em relação à mudança na estratégia do setor colocada em pratica ainda em 2023 sob a gestão de Jean Paul Prates, a qual o executivo resumia como "abrasileiramento dos preços dos combustíveis".












3º trimestre
Especificamente sobre os resultados do terceiro trimestre do ano, Schlosser disse que a redução das margens do refino se deve ao impacto das cotações internacionais dos combustíveis.

"A cotação do diesel reduziu 16% e, da gasolina, 37%, no mercado internacional. Isso afetou o resultado de diversas empresas refinadoras", disse.

"O fato real é que essas quedas estão ligadas a uma atividade econômica mais lenta da China, entrada de capacidades adicionais de refino no mundo, no México, no Oriente Médio. Isso pressiona essas margens. O FUT em si não teve efeitos sobre as margens", detalhou.

Ao contrário, disse ele, o aumento do FUT de 91% para 95% na passagem do segundo trimestre para o terceiro permitiu um aumento das vendas internas, sobretudo no centro-oeste, o que foi puxado pela dinâmica das safras do agronegócio no período.

Segundo o diretor de produtos industriais, William França, a Petrobras conseguiu capturar mercado doméstico de diesel no terceiro trimestre. "Chegamos a atingir 97% de FUT e refinamos 818 mil barris por dia de diesel", disse.

Ele lembrou, ainda, que a produção de diesel da Petrobras vai crescer com incremento do parque, no que lembrou a expansão da Rnest. "Nós estamos ampliando nos dois próximos anos uma Reduc nova no sistema Petrobras", comparou.
 

Veja também

Petrobras anuncia volta ao setor de etanol
NEGÓCIOS

Petrobras anuncia volta ao setor de etanol

Cerca de 30 mil candidatos negros voltam a disputar vagas no CNU
CONCURSO PÚBLICO

Cerca de 30 mil candidatos negros voltam a disputar vagas no CNU

Newsletter