Logo Folha de Pernambuco

Coronavírus

EUA registra 45 milhões de desempregados por Covid-19

Os dados mostram a imagem mais recente da devastação econômica causada pela pandemia de coronavírus

000_1TO1KL (1)000_1TO1KL (1) - Foto:

O número de pessoas que solicitaram pela primeira vez seguro-desemprego nos Estados Unidos permaneceu em um nível alto de 1,5 milhão - apontam dados divulgados nesta quinta-feira (18) pelo Departamento do Trabalho.

O número de novos desempregados foi surpreendentemente alto, registrando uma queda de apenas 58.000 em comparação com a semana anterior. Com esses números, as demissões temporárias, devido à pandemia de coronavírus, totalizam 45,7 milhões de pessoas.

Até a semana passada, mais de 760.000 pessoas em 46 estados do país apresentaram pedidos de assistência ao desemprego, amparadas por um programa especial destinado a trabalhadores que não seriam elegíveis para os benefícios em condições normais, disse o Departamento do Trabalho.

 

Rubeela Farooqi, da High Frequency Economics, afirmou que o relatório da semana mostrou um quadro misto na maior economia do mundo.

"A diminuição das reivindicações contínuas pela segunda semana consecutiva, embora pequena, é encorajadora e indica algumas contratações, ou recontratações", afirmou a especialista.

"No entanto, a alta taxa de demissões é indicativa de tensões contínuas no mercado de trabalho", acrescentou.

Os dados mostram a imagem mais recente da devastação econômica causada pela pandemia de coronavírus, que obrigou as empresas de todo país a fecharem desde meados de março, causando demissões em massa.

O ritmo dos novos pedidos de ajuda semanais diminuiu após atingir seu ponto máximo no final de março. Muitos estados adotaram a reabertura de suas economias, pelo menos parcialmente.

O vírus persiste, porém, com o epicentro da pandemia se movendo de Nova York para os estados do sul e leste.

Os Estados Unidos são palco do pior surto de coronavírus do mundo, com mais de 117.000 mortes e mais de 2,1 milhões de casos diagnosticados.

 

 

 

 

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter