Logo Folha de Pernambuco

BCE

Euro digital trará resiliência econômica em meio a tensões geopolíticas, diz membro do BCE

Joachim Nagel disse que moeda trará a digitalização das economias e a aproximação comercial entre os países da União Europeia

Dirigente do Banco Central Europeu (BCE), Joachim NagelDirigente do Banco Central Europeu (BCE), Joachim Nagel - Foto: Frank Rumpenhorst

O dirigente do Banco Central Europeu (BCE) e presidente do Bundesbank, Joachim Nagel, disse nesta segunda-feira que está convicto de que o euro digital - moeda digital de banco central (CBDC) da zona do euro - será um sucesso, visto que trará a digitalização das economias e a aproximação comercial entre os países da União Europeia.

Durante discurso em Roma, na Itália, Nagel disse que o euro digital traz mais resiliência econômica pra o bloco, em meio a "uma era de tensões geopolíticas".

Ele aponta que, como os pagamentos digitais atuais passam por intermediários de outras regiões do globo, a Europa fica exposta às vontades de outros países.

"O euro digital reforçaria a autonomia estratégica da Europa e aumentaria a nossa resiliência", pontuou.

Além disso, ele mencionou que uma CBDC da zona do euro impulsionaria a inovação na região, porque a moeda digital "apoiaria o desenvolvimento de soluções de pagamento inovadoras", com a possibilidade de desenvolver contratos inteligentes para pagamentos automatizados, seguros e transparentes.

 

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter