Logo Folha de Pernambuco

Tensões comerciais

Europa está "pronta para reagir" em caso de tensões comerciais com EUA, segundo embaixadora

O intercâmbio comercial entre UE e Estados Unidos chega a 40% do PIB mundial e seria afetado por uma elevação de tarifas

União EuropeiaUnião Europeia - Foto: Frederik Florin / AFP

A União Europeia (UE) está "pronta para reagir" em caso de novas tensões comerciais com os Estados Unidos, afirmou a embaixadora da zona do euro em Washington, Jovita Neliupsiene, em meio a temores de novas tarifas quando Donald Trump voltar ao poder nos Estados Unidos.

"Estamos em um período de transição, em Bruxelas e em Washington, e utilizamos este momento para nos concentrarmos nos temas em que pensamos poder cooperar" com o novo governo americano, disse Neliupsiene em coletiva de imprensa.

Mas pode haver "momentos de tensão" com os Estados Unidos, e "a União Europeia estará pronta, de verdade, para reagir" se isso ocorrer, acrescentou.

O intercâmbio comercial entre UE e Estados Unidos chega a 40% do PIB mundial e seria afetado por uma elevação de tarifas.

"É simples. Se [Trump] impuser tarifas, vamos responder" com medidas retaliatórias, "mas devemos tratar Trump como qualquer outro parceiro americano: nos comprometermos e ver se uma agenda comum positiva é possível", assinalou um diplomata da UE em Bruxelas no início de novembro.

Trump pretende impor tarifas de 10% a 20% sobre todos os produtos que cheguem aos Estados Unidos.

A UE é o principal parceiro dos Estados Unidos em termos de valor de comércio e, em conjunto, é o parceiro com quem Washington tem o segundo maior déficit comercial depois da China.

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter