REDES SOCIAIS

Ex-secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin diz que quer comprar TikTok

O valor do TikTok é difícil de estimar, especialmente no caso de uma liquidação imediata

TiktokTiktok - Foto: Reprodução: Pinterest

O ex-secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Steve Mnuchin, disse nesta quinta-feira que pretende reunir um grupo de investidores para comprar a rede social TikTok, enquanto o Congresso americano tenta pressionar sua empresa matriz, a chinesa ByteDance, a vendê-la.

"É uma grande empresa. Vou formar um grupo para comprar o TikTok", disse o ex-secretário do governo do republicano Donald Trump (2017-2021), que alegou que a plataforma "deveria ser controlada por interesses americanos".

"Falei com várias pessoas" sobre o projeto, disse à CNBC o ex-diretor do banco de investimentos Goldman Sachs, sem revelar os nomes.

A Câmara dos Representantes do Congresso dos EUA aprovou na quarta-feira um projeto de lei que, se aprovado no Senado e sancionado pelo presidente Joe Biden, obrigaria a ByteDance a vender o TikTok a um grupo local, sob pena de proibir a atividade desta popular rede social nos Estados Unidos.

O TikTok está na mira das autoridades americanas há vários meses, em meio a acusações de que permite ao governo chinês espionar e manipular os seus 170 milhões de usuários nos Estados Unidos, o que a empresa nega veementemente.

A votação no Senado dos EUA, porém, parece ter um resultado incerto.

 

Até agora, nenhum potencial comprador se apresentou oficialmente. No entanto, o Wall Street Journal informou que o ex-chefe da fabricante de videogames Activision Blizzard, Bobby Kotick, manifestou interesse ao cofundador da ByteDance, Zhang Yiming.

O valor do TikTok é difícil de estimar, especialmente no caso de uma liquidação imediata.

Em 2020, a ByteDance fixou seu preço em 60 bilhões de dólares(cerca de 300 bilhões de reais) quando o governo de Donald Trump quis forçá-la a desfazer-se da plataforma, segundo a agência Bloomberg.

Depois de deixar o governo, Steven Mnuchin fundou uma empresa de capital privado, a Liberty Strategic Capital, com interesse especial no setor de tecnologia.

Rapidamente arrecadou cerca de 2,5 bilhões de dólares (12 bilhões de reais) de investidores após o seu lançamento, segundo o The New York Times, incluindo uma parte de fundos soberanos do Oriente Médio.

Veja também

iFood lança portal de dados e diz que entregadores trabalham 31,1 horas mensais pelo app
trabalhadores

iFood lança portal de dados e diz que entregadores trabalham 31,1 horas mensais pelo app

Desenvolvimento da IA não pode depender de "caprichos"do mercado, alertam especialistas da ONU
Inteligência Artificial

Desenvolvimento da IA não pode depender de "caprichos"do mercado, alertam especialistas da ONU

Newsletter