Logo Folha de Pernambuco

TECNOLOGIA

Executivo abandona startup de inteligência artificial insatisfeito com uso de conteúdo protegido

Para vice-presidente de áudio da Stability, produção de IA derivada de obras originais é errado, pois elas podem competir comercialmente com as originais.

Inteligência artificialInteligência artificial - Foto: Pixabay

Um executivo da startup de inteligência artificial Stability AI renunciou ao cargo na semana passada devido ao uso de material protegido por direitos autorais para desenvolver ferramentas de inteligência artificial — tomando publicamente partido em um debate que se tornou central para o modelo de negócios da indústria em crescimento.

A IA generativa funciona usando dados para treinar computadores para gerar conteúdo – como um poema, uma música ou uma imagem – em resposta a uma solicitação do usuário. Ed Newton-Rex, então vice-presidente de áudio da Stability, disse que deixou a empresa porque não acredita que seja legal desenvolver modelos de inteligência artificial usando conteúdo protegido por direitos autorais.

A Stability, conhecida pela ferramenta generativa de imagem de IA Stable Diffusion, afirma que suas práticas são protegidas pela doutrina de “uso justo” da lei de direitos autorais dos EUA, e afirmou isso em uma carta no mês passado ao Escritório de Direitos Autorais dos EUA. A startup e outras empresas de IA enfrentam atualmente vários processos judiciais de artistas e outros profissionais que afirmam que o seu trabalho foi injustamente eliminado e usado para construir sistemas de inteligência artificial.

Newton-Rex supervisionou o produto de geração musical da Stability, Stable Audio, que treina modelos em um banco de dados de material licenciado para uso. Mas muitos produtos de IA usam material protegido por direitos autorais para treinamento sem pagar por isso. O executivo chamou essa prática de “errada” porque os modelos criam conteúdo derivado que pode competir comercialmente com as obras originais.
 

“Explorar os criadores não pode ser a solução de longo prazo em IA generativa”, escreveu ele em uma declaração de demissão.

Lei de direitos autorais
Essa interpretação da lei de direitos autorais não é comum entre as grandes empresas de tecnologia, explicou Newton-Rex em uma entrevista. “Minha impressão é que, em geral, todos estão apostando nos maiores modelos que serão tão poderosos e rápidos quanto possível”, disse ele.

A maioria das empresas da área tem um incentivo prático para adotar uma interpretação liberal da exceção de direitos autorais de “uso justo”. “É de bom senso como você chega a essa conclusão, se quiser chegar a essa conclusão”, acrescentou.

Newton-Rex é a mais recente de uma série de saídas de executivos da Stability. O conselheiro geral e o chefe de recursos humanos saíram da empresa no mês passado, e pelo menos seis contratados seniores partiram nos meses anteriores. Funcionários atuais e antigos, investidores, fornecedores e prestadores de serviços disseram anteriormente à Bloomberg que a empresa está desorganizada e que tem tido divergências substanciais com os seus investidores.

Veja também

Newsletter