Logo Folha de Pernambuco

economia

Expectativa de inflação e juros voltam a subir e PIB de 2022 deve ser menor, indica relatório Focus

Mercado diminui projeção de PIB pela terceira vez seguida e passou a ver um crescimento de 1,63% em 2022

Banco CentralBanco Central - Foto: Agência Brasil

Pela terceira semana seguida, o mercado diminuiu sua projeção de crescimento para 2022 e agora prevê crescimento de 1,63%. Há um mês, a expectativa era de 2%, de acordo com o relatório Focus divulgado pelo Banco Central (BC).

Essa revisão para baixo acompanhou uma série de piora nas expectativas para este ano e para 2022 em todos índices, incluindo inflação, taxa básica de juros e PIB.

Por exemplo, o mercado agora espera que a taxa básica de juros, a Selic, chegue a 8,25% este ano e 8,5% em 2022. Na semana passada, a expectativa era de 8% para ambos os casos. A premissa é que o BC terá de aumentar os juros para um patamar maior para controlar a inflação de 2022.

Nesta semana, o BC se reúne novamente para decidir sobre a Selic. Atualmente em 5,25%, a expectativa é que ela suba mais 1 ponto percentual (p.p).

Inflação esta que deve subir mais do que o previsto na semana passada. O relatório mostra uma projeção de 8,35% para 2021 e de 4,1% para 2022, contra números de 8% e 4,03% no documento divulgado na última segunda-feira.

Para este ano, a meta de inflação definida pelo Conselho Monetário Nacional é de 3,75%, com intervalo de tolerância de 1,5 p.p para cima ou para baixo. O BC não deve cumprir essa meta e com isso, o presidente da instituição, Roberto Campos Neto, deverá mandar uma carta para o ministro da Economia, Paulo Guedes, explicando as razões para o descumprimento e o que deve fazer para cumprir em 2022.

Para o ano que vem, a meta é de 3,5% e o BC tem tentando direcionar as expectativas para baixo, mas elas vêm subindo por nove semanas seguidas no relatório Focus.

Já o PIB de 2021 foi mantido em 5,04%, depois de uma queda do patamar de 5,27% há quatro semanas. Alguns bancos e consultorias já estão prevendo crescimento abaixo de 1% para 2022, como o Itaú e o JP Morgan, citando juros mais altos, “ruídos institucionais” e um cenário pior para a economia global.

Veja também

Fávaro apoia movimento de frigoríficos brasileiros de suspender vendas ao Carrefour
ECONOMIA

Fávaro apoia movimento de frigoríficos brasileiros de suspender vendas ao Carrefour

Raízen quer vender Oxxo e achar sócio para negócio de etanol
ENERGIA

Raízen quer vender Oxxo e achar sócio para negócio de etanol

Newsletter