uCRÂNIA

Exportação de grãos ucranianos se aproxima de nível anterior à guerra, dizem EUA

Antes da invasão russa, as exportações eram de aproximadamente 5 milhões de toneladas de grãos por mês

Transporte de grãos em porto da UcrâniaTransporte de grãos em porto da Ucrânia - Foto: Stringer / AFP

A Ucrânia está perto de exportar em agosto quase a mesma quantidade de grãos que antes da invasão russa, segundo os números apresentados nesta terça-feira (23) por um alto funcionário do governo dos Estados Unidos.

Graças à intensa cooperação internacional, a Ucrânia está no caminho de exportar quase 4 milhões de toneladas de produtos agrícolas em agosto, disse à AFP um alto funcionário do Departamento de Estado americano.

Antes da invasão russa, que começou em 24 de fevereiro e que bloqueou os portos para as exportações agrícolas da Ucrânia, as exportações eram de aproximadamente 5 milhões de toneladas de grãos por mês.

Ucrânia e Rússia estão entre os principais países exportadores de grãos do mundo, o que fez com que a guerra criasse temores de uma crise alimentar em escala mundial.

No entanto, desde a assinatura de um acordo entre Kiev e Moscou em 22 de julho, sob mediação da ONU e da Turquia, cerca de 30 embarcações carregadas de cereais zarparam dos portos ucranianos no Mar Negro, com cerca 720.000 toneladas, indicou a mesma fonte.

Além disso, outra iniciativa, apoiada pela União Europeia, permitiu o transporte por rodovia e ferrovia de entre 2,5 e 3 milhões de toneladas de grãos, detalhou o funcionário.

Recentemente, o secretário-geral da ONU, António Guterres, prometeu "intensificar" as exportações de cereais ucranianos antes da chegada do inverno boreal, que são cruciais para o abastecimento alimentar de muitos países africanos.

"Não há uma solução para a crise alimentar mundial sem garantir o acesso pleno aos produtos alimentares da Ucrânia e aos alimentos e fertilizantes da Rússia", ressaltou Guterres.

Um acordo similar garante a Moscou a exportação de seus produtos agrícolas e fertilizantes.

Veja também

Dólar cai para R$ 5,42 e fecha no menor valor em um mês
Dólar

Dólar cai para R$ 5,42 e fecha no menor valor em um mês

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee
Falha no sistema

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Newsletter