Facebook desiste do projeto de ter uma criptomoeda própria e vai vender ativos na área
Iniciativa liderada pela empresa de Zuckerberg venderá sua tecnologia por US$ 200 milhões a fintech americana
O Facebook desistiu de investir na criação de uma criptomoeda própria. O Diem Association, projeto liderado pela empresa de Mark Zuckerberg vai encerrar atividades e vender sua tecnologia para a fintech americana Silvergate Capital, por cerca de US$ 200 milhões, segundo fontes a par das negociações.
A notícia foi publicada primeiro no site do jornal Wall Street Journal e confirmada por outros veículos de mídia.
A holding do Facebook, rebatizada de Meta, revelou pela primeira vez os planos para a Diem, chamada anteriormente de Libra, em junho de 2019. Era parte de um plano para expandir no comércio eletrônico e pagamentos digitais.
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O projeto, no entanto, enfrentou forte oposição de reguladores em todo o mundo, que temiam que a iniciativa pudesse corroer seu controle sobre o sistema monetário.
Com a resistência, vários fundadores do projeto o abandonaram logo no início entre eles PayPal, Mastercard e Vodafone. Hoje, o Diem é apoiado por 25 empresas e grupos sem fins lucrativos.
Inicialmente, o objetivo do projeto seria criar uma divisa digital com base em uma cesta de moedas do mundo real.
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Mas, em uma tentativa de apaziguar os reguladores nos Estados Unidos, o Facebook restringiu o projeto para se concentrar no lançamento de uma stablecoin, espécie de token usado para comprar criptoativos e que seria lastreado no dólar.
O Silvergate, que negocia a compra da Diem, seria responsável pela emissão do token nos planos que vinham sendo desenhados pelos executivos do projeto, de acordo com a Bloomberg.
A ideia da empresa de Zuckerberg era diversificar suas fontes de receita, para impulsionar seu crescimento, reforça o FT.
O jornal britânico lembra que o grupo do Vale do Silício foi atingido por escândalos recentes sobre moderação de conteúdo e privacidade, contribuindo para uma queda na popularidade do Facebook e Instagram, seus principais produtos de rede social, uma tendência que ameaça seu modelo de negócios baseado em anúncios de US$ 85 bilhões por ano.
Se concluída, ressalta o Financial Times, a venda da Diem para a Silvergate levaria a maior incursão do Facebook em finanças a uma conclusão contundente.