Logo Folha de Pernambuco

Coronavírus

Setor da Saúde no Recife tem pouca movimentação no primeiro dia da retomada

Clínicas e consultórios médicos, odontológicos e veterinários, óticas, clínicas de fisioterapia e de psicologia retomaram suas atividades nesta quarta-feira (10)

Clínica odontológica vazia nesta quarta (10)Clínica odontológica vazia nesta quarta (10) - Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

Seguindo o cronograma estabelecido pelo Governo de Pernambuco, clínicas e consultórios médicos, odontológicos e veterinários, óticas, clínicas de fisioterapia e de psicologia retomaram suas atividades nesta quarta-feira (10) no Estado. No entanto a movimentação acompanha pela reportagem da Folha de Pernambuco ainda é pequena.

Na clínica odontológica OdontoCape, no bairro do Derby, os cuidados já começam antes da chegada dos pacientes para a consulta. "O paciente precisa responder um questionário sobre a própria saúde e a dos familiares, para que a gente constatar que não há sintomas da doença", explica a gerente administrativa Ana Paula Barbosa. Ela enfatiza que o paciente deve vir de máscara e, se possível, sem acompanhante. Já na chegada, recebe álcool em gel e limpa os pés em um tapete de limpeza. "E na área de consultas, entram apenas os pacientes, o dentista e o auxiliar. Todos os dentistas com EPI e seguindo normas de higienização rígidas", afirma Ana Paula. Ainda de acordo com ela, das sete unidades da rede, apenas três retomaram as atividades.

A auxiliar de serviços gerais Elza Ribeiro aproveitou a reabertura das clínicas odontológicas para fazer uma consulta de rotina, no bairro da Boa Vista, área central do Recife. "Era pra eu ter vindo antes, mas, com o fechamento, não pude. Vou fazer um check-up mesmo, pra ver se está tudo bem", disse, frisando que carrega em sua bolsa um recipiente de álcool em gel para manter as mãos limpas, mesmo quando precisa ir à rua.

Elza Ribeiro

Na avenida Manoel Borba, no bairro da Boa Vista, uma via marcada pela grande presença de óticas, o clima é de alívio entre os proprietários. "Foram dois meses e meio fechado, a gente não aguentava mais. Mas acredito que a retomada será muito lenta e 2020 é um ano quase perdido. O movimento deve voltar ao normal em janeiro do ano que vem", aposta Hercílio Pimentel, proprietário de uma ótica. 

 

A grande maioria dos estabelecimentos da Manoel Borba estavam vazios. A aposentada Dilma Maria dos Santos, que foi comprar uma nova armação para substituir uma que quebrou, era exceção. "Eu vim por precisar mesmo, não estou conseguindo mais usar o óculos, mesmo assim, estou com muito medo", afirmou, destacando que não tem saído de casa e sequer viu a filha no último mês, por respeito ao isolamento social.

Regras
A retomada às atividades, entretanto, não significa o retorno à normalidade. Todos os locais que tiveram o funcionamento autorizado a partir desta quarta-feira devem cumprir protocolos que estabelecem, entre outras coisas, o agendamento de apenas dois pacientes por hora e limita a um quantidade de acompanhantes, exceto em casos especiais. Fica estabelecido ainda o uso obrigatório de máscara por pacientes, acompanhantes e profissionais; colocação de barreira física de proteção entre pacientes e atendentes; disponibilização de espaço para higienizar mãos; além da manutenção de 1,5 metro de distância entre pessoas. 

No caso das clínicas odontológicas, o Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO-PE) frisou que exigirá o uso de máscara N95 ou similar e protetor facial. Será estabelecido ainda o uso de um avental por paciente.

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter