Fávaro: Nova portaria interministerial para compra pública de arroz deve sair amanhã
O primeiro leilão para compra pública de arroz pela Conab
O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, afirmou nesta segunda-feira, 27, que uma nova portaria interministerial com as normativas para compra pública de arroz importado e beneficiado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) deve sair amanhã (28).
"Na sequência, deve sair o edital de leilão de arroz, em um a dois dias", disse Fávaro a jornalistas ao deixar o Palácio do Planalto após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e representantes da indústria de carnes.
O primeiro leilão para compra pública de arroz pela Conab estava previsto para 21 de maio, com a aquisição de 104 mil toneladas de cereal importado e beneficiado, que será distribuído pela estatal.
Leia também
• "Esta semana fiquei nervoso porque vi o preço do arroz muito caro no supermercado", diz Lula
• Governo libera R$ 7,2 bilhões para comprar arroz importado
• Arroz: produtores e indústrias do RS pedem ao Ministério da Agricultura revisão das medidas
O leilão está suspenso temporariamente pela Conab desde a última semana, após o governo verificar aumento de preços no cereal ofertado pelos fornecedores do Mercosul.
Uma nova portaria será necessária porque o governo reeditou a Medida Provisória que autorizava a compra pública de 1 milhão de toneladas de cereal externo e beneficiado pela Conab.
Agora, o governo incluiu atacarejos como agentes para a distribuição do cereal conforme normativa publicada na última sexta-feira. O produto será destinado à venda direta para mercados de vizinhança, supermercados, hipermercados, atacarejos e estabelecimentos comerciais com "ampla rede de pontos de venda nas regiões metropolitanas".