Logo Folha de Pernambuco

Mercosul-UE

Fávaro: Nunca estivemos tão perto da formalização do protocolo do acordo Mercosul-UE

Fávaro também falou a favor da intensificação do fluxo comercial com a China e disse que sua pasta vai anunciar novos acordos

Bandeira do MercosulBandeira do Mercosul - Foto: Jane de Araújo / Câmara dos Deputados

O ministro da agricultura, Carlos Fávaro, disse nesta segunda-feira, 18, que nunca se esteve tão próximo da formalização do protocolo do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia. Segundo Fávaro, houve avanços recentes animadores nas negociações.

Fávaro também falou a favor da intensificação do fluxo comercial com a China e disse que sua pasta vai anunciar novos acordos com o país na próxima quarta-feira, por ocasião da reunião bilateral entre os dois governos. Fávaro disse que as novidades envolvem o aumento das exportações de agropecuários para a China.

Sem dar maiores detalhes, disse que novos protocolos sanitários para exportação de miúdos bovinos já estão prontos e devem ser aprovados pelas autoridades chinesas. O Brasil ainda não exporta o produto para a China, lembrou o ministro.

A jornalistas, durante a cúpula do G20, no Rio, ele disse que o principal entrave ao acordo UE-Mercosul segue sendo a objeção do governo da França, mas que a posição francesa é legítima e deve ser respeitada. "Eles temem que seus produtores sejam menos competitivos que os brasileiros", disse. Mas, para Fávaro, a pressão do restante dos países do bloco europeu deve fazer a diferença para a aprovação do acordo.

"A imensa maioria do bloco europeu é favorável. Então, mesmo com a resistência francesa, eles vão acabar recebendo pressão dos outros países", disse. Ele lembrou que, do lado do Mercosul, as objeções do Paraguai já foram pacificadas e que espera-se algo semelhante do lado europeu.
 

Veja também

Câmara aprova projeto do governo que busca baratear custo de crédito
Crédito

Câmara aprova projeto do governo que busca baratear custo de crédito

Departamento de Justiça dos EUA quer pressionar o Google a vender o Chrome 
Google

Departamento de Justiça dos EUA quer pressionar o Google a vender o Chrome 

Newsletter