Logo Folha de Pernambuco

PIB

Fazenda avalia crescimento do PIB na margem do esperado e vê indústria com otimismo

Ministro Haddad previa crescimento acima de 3%. Aliados prevêem primeiro trimestre de 2024 mais forte

Ministro da Fazenda, Fernando HaddadMinistro da Fazenda, Fernando Haddad - Foto: Reprodução Roda Viva

Integrantes do Ministério da Fazenda avaliaram com otimismo o resultado PIB desta sexta-feira, com crescimento de 2,9% em 2023. Aliados do ministro Fernando Haddad afirmaram ao Globo que o índice ficou na margem do esperado pelo governo, que imaginava um crescimento acima dos 3%. A economia brasileira cresceu 2,9% no primeiro ano do governo Lula 3, segundo dados do Produto Interno Bruto (PIB), divulgados pelo IBGE nesta sexta-feira.

Eles destacaram que a recuperação da indústria, fechou o ano de 2023 com alta de 1,6%, é uma excelente notícia e que os números apontam para um primeiro trimestre de 2024 mais forte. O Ministério da Fazenda ainda não se manifestou oficialmente.

 

"Sabemos, no entanto, que o setor (indústria) ainda está muito fragilizado. Se pegamos as variações anuais da indústria, 1,6% não é um comportamento tão bom assim. A formação bruta de capital fixo, que é investimento, caindo 3% na variação anual. Mas temos uma perspectiva de crescimento, com o corte da taxa de juros e o consumo deve se manter em um bom patamar também" ponderou o economista André Perfeito.

O desempenho do PIB é superior ao observado no início do mandato do ex-presidente Jair Bolsonaro, em 2019, e também ao longo do primeiro ano de governo de Michel Temer e de Dilma Rousseff 2.

Pela ótica da oferta, o ano de 2023 foi impulsionado principalmente pela alta do agronegócio. O setor teve a melhor safra de grãos da História do país no ano passado. O bom desempenho dos serviços também contribuiu para o resultado positivo da economia ao longo do ano.

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter