Logo Folha de Pernambuco

ÍNDICE

FecomercioSP: Confiança do consumidor na capital cai 1,8% em outubro

Uma das consequências dessa baixa apontada pela entidade é a queda da intenção de consumo das famílias

O ICF e o ICC são apurados mensalmente na Capital paulistaO ICF e o ICC são apurados mensalmente na Capital paulista - Foto: Freepik/Reprodução

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) elaborado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) caiu 1,8% em outubro.

Na comparação com igual mês de 2023, a baixa foi de 8,9%.

Segundo a FecomercioSP, os principais motivos para a retração do ICC são a retração na Expectativa do Consumidor, de 1,2% em outubro, e do Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA), de 2,8%.

Uma das consequências dessa baixa apontada pela entidade é a queda da Intenção de Consumo das Famílias (ICF), que baixou 1,1% em outubro, na margem, e 6,8% ante igual mês de 2023.

Dentre os componentes do ICF, os que apresentaram as maiores variações negativas no comparativo anual foram a Perspectiva de Consumo (-20,2%), Nível de Consumo Atual (-12,7%) e Perspectiva Profissional (-10,7%).

O ICF e o ICC são apurados mensalmente na Capital paulista. Sendo o ICF com participação de 2,2 mil consumidores e o ICC, com 2,1 mil.

Veja também

PGR recorre de decisão de Gilmar que anulou condenações de Dirceu
PGR

PGR recorre de decisão de Gilmar que anulou condenações de Dirceu

Miguel Reale Jr.: 'Sequestro' do Orçamento pelo Congresso revela País em 'podridão'
SEMINÁRIO

Miguel Reale Jr.: 'Sequestro' do Orçamento pelo Congresso revela País em 'podridão'

Newsletter