Fed: juros neutros estão mais altos do que antigamente, afirma Powell
O presidente reconheceu que o trabalho de combate à inflação ainda não terminou, e que ainda há um caminho a se percorrer para assegurar a estabilidade de preços
O presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell , afirmou nesta quarta-feira, 10, que a política monetária nos Estados Unidos está restritiva, mas não "intensamente" restritiva. Para ele, o cenário sugere que a taxa neutra de juros está mais alta do que antigamente.
Durante audiência na Câmara dos Representantes, Powell disse que não espera que os juros básicos voltem a ficar nos níveis baixos de antes da pandemia.
Leia também
• Fed/Powell: não estou pronto para atestar confiança de que inflação cai sustentadamente à meta
• Fed: estamos próximos de fechar acordo por mudanças em pacote regulatório bancário, diz Powell
• Presidente do Fed celebra avanços "modestos" nos EUA na luta contra a inflação
Inflação
Powell, reconheceu que o trabalho de combate à inflação ainda não terminou e que ainda há um caminho a se percorrer para assegurar a estabilidade de preços. No entanto, o dirigente explicou que a autoridade monetária agora precisar ficar atenta também ao mercado de trabalho.
Durante a audiência, Powell acrescentou que os riscos entre esses dois fatores estão mais equilibrados. Segundo ele, há um caminho possível para garantir estabilidade de preços ao mesmo tempo em que a taxa de desemprego permanece baixa - fenômeno conhecido como "pouso suave".