Feriadão de otimismo no setor de Turismo em Pernambuco
Litoral Sul deverá ser o preferido dos pernambucanos e visitantes, com destinos como Porto de Galinhas e São José da Coroa Grande, liderando a alta da ocupação. Em Ipojuca, a média esperada é de 62%
Com a chegada do feriadão de 12 de outubro, o setor hoteleiro está animado com a perspectiva de bom público. Segundo levantamento feito pelo Setor de Pesquisas da Empetur, a média de ocupação em Pernambuco para o fim de semana estendido gira em torno dos 63% - a média anual em 2019 foi de 71%.
O Litoral Sul deverá ser o preferido dos pernambucanos e visitantes, com destinos como Porto de Galinhas e São José da Coroa Grande, liderando a alta da ocupação. Em Ipojuca, a média esperada é de 62%. Já no município que fica na divisa com Alagoas, a expectativa é de lotação máxima: 100%.
Em direção à outra divisa do Estado, com a Paraíba, o Litoral Norte também apresenta boa procura. A Ilha de Itamaracá, destino de turismo náutico e lazer, se sobressai, com 100% de ocupação, enquanto Paulista, na RMR, onde fica o Pontal de Maria Farinha, marca 65% de média de ocupação.
Leia também
• Feriadão terá fiscalização reforçada em rodovias; acesso ao Litoral Sul deve receber 70 mil carros
• Confira o que abre e o que fecha em Pernambuco no feriado de segunda
• Perdas no setor de turismo chegam a mais de R$ 200 bilhões
O Agreste também continua com apelo grande, especialmente para os próprios pernambucanos, que se fazem presente não apenas em Gravatá (76% de ocupação), para aproveitar o turismo rural e a gastronomia, mas também em Bezerros (96%) e em Bonito (93%), onde a contemplação da natureza é uma das atividades preferidas.
Vale lembrar que o ecoturismo é tendência mundial passada a fase mais crítica da pandemia do novo coronavírus. Depois do pico do isolamento social, os viajantes buscam lazer ao ar livre, natureza, caminhadas e também adrenalina, com os esportes de aventura. E isso o Agreste tem de sobra: rapel, arvorismo, escalada e balonismo são algumas atividades disponíveis na região.
No extremo do Estado, no Sertão, sobressaem-se destinos como Petrolina, conhecido pelo enoturismo, com média prevista de 58%; Triunfo, com seu teleférico, museus, cachoeiras e cachaçaria, e que deve pontuar 52%, e Petrolândia, nova rota que vem surpreendendo pela procura. Neste feriado, pousadas e hotéis da região aparecem com 85% de ocupação.
Mais informações sobre os destinos e equipamentos turísticos do Estado e ainda todos os protocolos de segurança que devem orientar o funcionamento de hotéis, serviços de alimentação e demais empresas e profissionais de turismo podem ser acessados no site Bora Pernambucar. Segundo a Secretaria Estadual de Turismo (Setur) uma dica importante é buscar pelos estabelecimentos com o selo Turismo Seguro, chancela concedida pelo Governo do Estado às empresas devidamente registradas, licenciadas e empenhadas em cumprir os protocolos de segurança contra a Covid-19.