Feriados e aproximação do verão aquecem o turismo em Pernambuco
Taxa de ocupação dos hotéis chegaram a 95% no feriado de Finados. Maioria dos turistas são regionais
Após meses de perdas, o setor de turismo de Pernambuco começa a se recuperar, impulsionado, principalmente, pelos feriados prolongados e a aproximação do verão. Um dos indicativos desta retomada é a expansão da malha aérea do Estado, que cresceu 16% em outubro e estima-se que volte aos números pré-pandemia em janeiro de 2021, segundo a Secretaria de Turismo.
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens Serviços e Turismo (CNC), as perdas no setor de turismo foram de R$ 6 bilhões em Pernambuco. A chegada dos feriados após a retomada, porém, vem ajudando a amenizar os prejuízos. “Os feriadões têm funcionado como propulsores da retomada do turismo de Pernambuco. São períodos importantes, que levam os pernambucanos a viajar pelo Estado e também trazem visitantes de outras regiões para cá, graças à recomposição da nossa malha aérea”, destaca o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes.
Os dois feriados prolongados celebrados em menos de um mês – Nossa Senhora da Aparecida, no dia 15 de outubro e Finados, no dia 02 de novembro – aumentaram consideravelmente o número de visitantes nas praias do litoral sul. Segundo o presidente estadual da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih PE), Eduardo Cavalcanti, os hotéis de Porto de Galinhas e Praia dos Carneiros tiveram uma taxa de ocupação de 95% da capacidade permitida.
“A procura foi muito boa, deu um certo fôlego para um setor que está em dificuldade. Injetou um bom investimento para aliviar as despesas e as perdas da pandemia. Também foi observado a recuperação de alguns postos de trabalho, mesmo que de forma pontual para os feriados”, analisa Eduardo.
Leia também
• Micro e pequenas empresas de turismo terão crédito de R$ 2 bi
• Turismo mundial caiu 70% entre janeiro e agosto pela Covid-19, diz OMT
• Faturamento do setor de turismo tem redução de 33,6% em 2020
Ainda de acordo com Eduardo Cavalcanti, praticamente todos os turistas que circularam pelo estado foram nordestinos ou de outras cidades de Pernambuco. “É uma tendência que o turismo regional continue. Os sul-americanos que vinham muito, praticamente desapareceram e um ou outro turista do sul veio passar o feriado por aqui. A maioria chegou de carro, ou seja, percorreram uma pouca distância”, observa.
A chegada do verão é cercada de expectativa para o setor, mesmo com uma peculiaridade: apesar de os filhos estarem de férias, os pais dificilmente conseguirão folga, o que diminui o turismo durante a semana. Por conta disso, os hotéis esperam que os finais de semana tenham ocupação equivalente aos feriados prolongados.
Para que o verão traga bons retornos para o setor, tanto empresários como o Governo do Estado sabem que é preciso que os turistas se sintam seguros quanto à Covid-19. Para isso, 12 protocolos de segurança estão sendo seguidos e a Setur-PE e Empetur lançaram o Selo Turismo Seguro. “O selo foi a forma pensada para dar ainda mais credibilidade aos nossos equipamentos de turismo, garantindo que o turista pode se sentir seguro ao utilizar o serviço chancelado”, explica Rodrigo Novaes.