Logo Folha de Pernambuco

Turismo

Fernando de Noronha limitará quantidade de voos por semana

A princípio, serão permitidos sete voos por semana. Essa quantidade passará por reajustes em intervalos de 30 dias

Aeroporto de Fernando de NoronhaAeroporto de Fernando de Noronha - Foto: Divulgação/Adm. de Fernando de Noronha

Começa no próximo sábado (10) o novo protocolo para o turismo em Fernando de Noronha. Por causa da reabertura da ilha, que agora poderá ser acessada por qualquer pessoa que fizer teste de Covid-19, um novo regulamento sobre voos foi publicado em portaria do Diário Oficial do Estado de sexta-feira (2). 

Segundo o texto, as companhias aéreas deverão limitar a quantidade de voos para controlar o fluxo de chegadas e saídas no Aeroporto Governador Carlos Wilson. A princípio, serão permtidos sete voos por semana. Essa quantidade passará por reajustes em intervalos de 30 dias. A partir de 10 de novembro, o limite aumenta para 17 voos semanais. E em 10 de dezembro, sobe para 24 voos. 

A Administração de Fernando de Noronha defende que a medida busca "cuidar da saúde da população e dos próprios turistas". As companhias aéreas também precisarão obedecer o quantitativo de voos para os dias da semana. Nas segundas, terças, quartas-feiras e sábados, serão permitidos três voos diários, no máximo.

Nas quintas e sextas-feiras, além do domingo, a quantidade máxima sobe para quatro. Voos extras poderão ser liberados em novembro, mas sem desrespeitar o limite anual de entrada de visitantes estabelecido no plano de manejo da ilha, de 2017.

Todas as determinações de limites de voos foram tomadas em comum acordo entre a Administração da ilha, Gol e Azul - companhias que operam os voos para Noronha. 

O administrador da ilha, Guilherme Rocha, destaca que tudo foi estudado para respeitar o plano de manejo de Fernando de Noronha. "Estamos tendo o maior cuidado com esse retorno do turismo. Graças a Deus não temos casos de óbito por conta do Covid-19 na ilha. Estamos controlando os casos que surgem e vamos manter esse controle. Ao seguir essas novas medidas, também estamos visando a preservação do meio ambiente", declarou.

Veja também

Newsletter