Fernando de Noronha se prepara para primeira fase de reabertura a partir desta terça-feira (1º)
Neste primeiro momento, só poderão ir para o arquipélago os turistas que já testaram positivo para Covid-19 e se recuperaram
O turismo vai poder voltar a partir desta terça-feira (1º) na Ilha de Fernando de Noronha. Destino escolhido por muitos visitantes, o arquipélago vai poder receber, neste primeiro momento, pessoas que já tiveram a Covid-19 e se recuperaram do vírus. Para isso, os turistas deverão apresentar a comprovação de exames da Covid-19. O Governo de Pernambuco, que divulgou a decisão na última quinta-feira (27), também informou que as próximas etapas de reabertura da Ilha estão sendo estudadas e serão anunciadas assim que possível.
Depois de cinco meses sem receber visitantes, a ilha retoma e as atividades que envolvem o turismo já se preparam para receber os primeiros visitantes. Esse é o caso da Pousada Casa Novamaré, que já tem hóspedes marcados para irem ao local ainda este mês. “Em um primeiro momento, já imaginava que isso poderia acontecer, porém vemos que ainda faltam detalhes, inclusive aéreos para que isso possa funcionar na prática. Estamos tranquilos”, disse a empresária da Pousada, Virginia Anghinoni, ao complementar que estão fazendo uma reforma para o espaço ficar mais convidativo.
Na avaliação de Virginia, a demanda para receber os turistas será menor a curto prazo, ainda devido aos limites colocados. “Acredito que a demanda maior será a partir de novembro. Mas tudo pode acontecer com a ilha aberta. O importante é que as pessoas se cuidem para que possam desfrutar dos seus sonhos com segurança”, disse a proprietária.
Leia também
• Fernando de Noronha retoma turismo em setembro com ex-infectados
• Reabertura de Noronha deve ocorrer em passos lentos
• Turismo lança selo para atrair visitantes com segurança
Para a entrada, nesta primeira etapa, o turista deverá apresentar o resultado dos exames positivos da Covid-19 com algumas determinações (veja infográfico). De acordo com o presidente da Empetur, Antonio Baptista, muitos turistas já mostram interesse em ir para o arquipélago. “Existe a ciência de ir quem já foi contaminado pelo vírus a partir da análise da Secretaria de Saúde de Pernambuco. Então, diminui essa demanda, que está reprimida durante meses. Noronha vive exclusivamente do turismo, então isso significa a volta dos empregos aos poucos também”, analisou Baptista.
Sobre os riscos de reinfecção de pacientes já curados, a Secretaria de Saúde informou que o secretário André Longo explicou que “a avaliação do dado de reinfecção em pacientes da Covid-19 é pregado pela Organização Mundial da Saúde com cautela. O governo já procurou o Ministério da Saúde, que está em análise para abordar essa situação da qual ainda não há absoluta convicção sobre ela.”
Voos
Para este novo momento, a companhia aérea Azul informou que vai abrir voos para a Ilha a partir desta terça-feira (1º). Todos podem comprar no site normalmente, porém a empresa só poderá permitir o embarque de quem recebeu autorização prévia do Governo de Pernambuco com a confirmação do resultado do exame da Covid-19. A empresa ainda não tem detalhes de dias e horários dos novos voos. Durante a pandemia, a Azul manteve um voo aos sábados para abastecer a ilha e levar as autoridades necessárias.
Por sua vez, a companhia Gol, que operava para Fernando de Noronha antes da pandemia, informou que “até o momento não tem voos programados, mesmo com a reabertura em setembro”.