Logo Folha de Pernambuco

FINANÇAS

FGTS nas férias: veja como saque-aniversário pode ser usado na compra de pacotes de viagens

CVC vai começar a ofertar a possibilidade de pagamento nas lojas com taxa de juros de 1,99% ao mês, por meio da antecipação do saque em até 10 parcelas

Aplicativo do FGTS Aplicativo do FGTS  - Foto: Agência Brasil/Arquivo

Trabalhadores com recursos no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) poderão empregar parte do saldo das contas para adquirir pacotes de viagens. A empresa de turismo CVC lançou nesta terça-feira (dia 7) a venda de pacotes e viagens com recursos do Fundo.

Na prática, a operadora oferece a possibilidade de acesso uma linha de crédito para a antecipação do saque-aniversário, que poderá ser aplicada para financiar viagens. A operação é feita em parceria com o banco digital Digio, do Bradesco, com antecipação de até 10 parcelas e taxa de juros de 1,99% ao mês.

Na prática, a CVC será um correspondente bancário do Digio para oferecer esta linha de crédito. Ao utilizar essa modalidade de pagamento, o cliente não fica com parcelas mensais ou dívidas, já que o valor é descontado diretamente do saldo do Fundo. A contratação é feita de forma digital, e o dinheiro estará disponível em até 48h. Além disso, não há exigência de análise de crédito.

Como funciona:
O consumidor vai até uma loja CVC, com acesso ao aplicativo do FGTS ou da Caixa Econômica Federal. É preciso habilitar o banco Digio para ter acesso às informações sobre o saldo do FGTS do trabalhador. A partir daí, o atendente da CVC faz a simulação de quanto é possível antecipar de saldo para a compra do pacote ou da viagem.

O cliente poderá pedir a antecipação do saque-aniversário FGTS para adquirir um pacote total ou para compor outra forma de pagamento. De acordo com a empresa, o consultor da loja verifica as informações no Digio (banco parceiro) para repassar as possibilidades ao cliente. A operadora também criou um boleto para esse caso, com o qual o cliente já sai da loja, com vencimento em 5 dias úteis.

“O pagamento pode ser em até 10 anos e é descontado automaticamente do saldo do FGTS do cliente, não comprometendo o orçamento doméstico. Também é uma oportunidade para clientes que desejam complementar a viagem com a inclusão de outros serviços ou mesmo avaliar outros destinos que inicialmente não estavam considerando”, explica Emerson Belan, diretor-geral da CVC Viagens

O pagamento com o saque-aniversário está disponível em toda a rede de lojas CVC. Segundo a empresa, os consultores das lojas passaram por treinamento para orientar os clientes sobre essa forma de pagamento. A empresa informou ainda que os clientes que utilizarem essa opção terão auxílio do banco parceiro para esclarecer dúvidas.

Mas é preciso que o consumidor entenda bem as condições da linha de financiamento para a antecipação do saque-aniversário, que envolve juros e o comprometimento de parte do saldo do trabalhador no FGTS.

Entenda as condições

O que é o saque-aniversário
Criado no governo de Jair Bolsonaro, o saque-aniversário é alvo de críticas no governo, que cogita mudar suas regras.

Pelo saque-aniversário, o trabalhador pode, anualmente, no mês de aniversário, sacar parte do seu saldo de FGTS. Pelas regras de hoje, caso o trabalhador seja demitido, pode sacar apenas o valor referente à multa rescisória e não o valor integral da conta.

Veja também

Wall Street sobe aliviada por resultados da Nvidia
BOLSA DE VALORES

Wall Street sobe aliviada por resultados da Nvidia

Petrobras vai pagar R$ 20 bilhões em dividendos extraordinários
Petrobras

Petrobras vai pagar R$ 20 bilhões em dividendos extraordinários

Newsletter