FGTS

FGTS: para o saque de R$ 1 mil, é preciso ter conta no Caixa Tem. Veja como se cadastrar

Confira um passo a passo de como baixar o aplicativo

FGTSFGTS - Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

O saque extraordinário de R$ 1 mil do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) começa nesta quarta-feira, mas a Caixa Econômica Federal alerta: o dinheiro só chega ao trabalhador que optar pelo saque por meio do aplicativo Caixa Tem.

Nessa plataforma da Caixa, contas serão criadas automaticamente em nome dos trabalhadores com direito a fazer o saque, mas é preciso se cadastrar para ter acesso via aplicativo.

Depois de acessar o aplicativo do FGTS, os usuários têm a opção de cadastrar contas de outros bancos para fazer saques da conta vinculada do FGTS, levantando dúvidas entre os usuários.

Muita gente pensou que poderia receber o saque extraordinário em suas contas bancárias cadastradas. Mas a Caixa esclareceu na terça-feira que as contas de outros bancos só podem ser usadas em outras possibilidades previstas de saque do FGTS em condições normais, como os de doença, demissão e aposentadoria. 

Para o Saque Extraordinário, não há outra saída. Será preciso acessar o Caixa Tem e só depois transferi-lo para o banco da sua preferência.

No site da Caixa, o trabalhador vai poder clicar no ícone Saque Extraordinário para ser informado sobre o número da conta criada no Caixa Tem para a movimentação do dinheiro.

Se o beneficiário realizou o Saque Emergencial em 2020, já possui conta, senha e acesso. Se não, é preciso se cadastrar no aplicativo. 

Para isso, é só acessar a Google Play Store, se o seu celular usa o sistema operacional Android, ou a Apple Store, se é dono de um iPhone. Baixe o aplicativo Caixa Tem, com a atenção de que se trata do app oficial da Caixa.

O acesso é feito com o seu CPF e uma senha numérica que você irá cadastrar na primeira vez que usar o app.

No seu primeiro acesso, você irá receber um código em uma mensagem SMS para confirmar sua identificação no aplicativo. Basta informar o número do seu telefone e depois digitar o código recebido dentro do app.

Depois de acessar, é só clicar no serviço que você deseja. Para pesquisar o saldo, o usuário terá que pedir um novo código via SMS. É possível transferir o dinheiro, fazer pagamentos de boletos ou contas.

Já houve casos em que terceiros conseguiram acessar o aplicativo Caixa Tem, cadastrando e-mail, CPF e senha em nome dos verdadeiros beneficiados. Se o acesso estiver bloqueado, é preciso procurar uma agência da Caixa.

Em geral, essa mensagem direciona o usuário para consultar meu Auxílio Brasil/FGTS. Neste caso, é necessário consultar a situação do seu benefício nos aplicativos ou sites indicados na página inicial.

A situação “Aprovado” no site deve indicar o uso do Caixa Tem para que você consiga acessar. É importante verificar também a data em que o crédito vai estar disponível no Caixa Tem para movimentação.

Isso acontece quando são identificados problemas no cadastro realizado para acesso ao Caixa Tem. Para resolver, é necessário dirigir-se uma agência da Caixa com seu documento de identificação e pedir a regularização do cadastro.

Isso acontece quando mais de uma pessoa usou o mesmo celular para acessar a conta no Caixa Tem. Por questões de segurança, há limite de quantidade de pessoas usando o mesmo celular. Nesse caso, é preciso pedir, em uma agência da Caixa, a exclusão do CPF que não precisa acessar o Caixa Tem a partir do aparelho celular que você usa.

Lembre-se sempre de levar um documento de identificação pessoal e os números dos CPF que deverão ser excluídos.

Essa mensagem significa que o CPF acessou o app Caixa Tem em mais de um celular. Por questões de segurança, uma mesma pessoa (CPF) não pode acessar a conta em diversos celulares, por isso há limite de quantidade de celulares que podem ser utilizados por um mesmo usuário.

Nesse caso, é preciso ir a uma agência da Caixa, informar que recebeu essa mensagem e pedir a exclusão dos celulares que você não mais usará para acessar o Caixa Tem. Lembre-se sempre de levar um documento de identificação pessoal.

É preciso verificar se o número do telefone informado no momento do cadastro está correto. Para resolver, é só pedir a alteração do telefone no cadastro em uma agência da Caixa.

Veja também

Como um taxista em El Salvador ficou rico com Bitcoin
Bitcoin

Como um taxista em El Salvador ficou rico com Bitcoin

Juiz do caso de monopólio do Google prevê anunciar punições até agosto de 2025
Tecnologia

Juiz do caso de monopólio do Google prevê anunciar punições até agosto de 2025

Newsletter