Logo Folha de Pernambuco

moeda estrangeira

Fitch reitera rating BBB- do México, com perspectiva estável

A instituição afirma que a proposta de reformas constitucionais da presidente eleita Claudia Sheinbaum seria negativa para o perfil institucional do país

Agência Fitch RatingsAgência Fitch Ratings - Foto: AFP

A Fitch Ratings reiterou a nota de longo prazo em moeda estrangeira do México em BBB-, com perspectiva estável.

Segundo a agência, a avaliação é apoiada pela condução prudente da política macroeconômica e finanças externas robustas, apesar de fracos indicadores de governança, crescimento de longo prazo contido e riscos fiscais.

Em nota, a instituição afirma que a proposta de reformas constitucionais da presidente eleita Claudia Sheinbaum seria negativa para o perfil institucional do país, embora seja cedo para mensurar o real impacto.

O pacote inclui uma série de mudanças no sistema judiciário, entre eles a introdução de votação popular para juízes da Suprema Corte.

A Fitch também enxerga riscos referentes às eleições dos Estados Unidos. O ex-presidente americano e candidato republicano, Donald Trump, já sugeriu que pretende impor tarifas às importações.

"O aumento das tensões comerciais em tal cenário poderia deixar o México vulnerável, dado que 80% das suas exportações são destinadas aos EUA", alerta.

A agência prevê que a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) mexicano terá desaceleração a 2,0% em 2024, antes de perder força a 1,8% em 2025. A piora no desempenho econômico dos EUA e as posições fiscais e monetária apertadas devem pesar na economia local, de acordo com a análise.

Ainda assim, a Fitch vê oportunidades associadas ao nearshoring, no qual empresas multinacionais redesenham a cadeia produtiva em favor de países mais próximos do mercado consumidor principal.

Veja também

Petrobras anuncia volta ao setor de etanol
NEGÓCIOS

Petrobras anuncia volta ao setor de etanol

Cerca de 30 mil candidatos negros voltam a disputar vagas no CNU
CONCURSO PÚBLICO

Cerca de 30 mil candidatos negros voltam a disputar vagas no CNU

Newsletter