Logo Folha de Pernambuco

inflação

Focus: pela 1ª vez, analistas estimam inflação dentro do teto da meta, em 4,75% este ano

Economistas do mercado financeiro estimam que taxa básica de juros Selic vá terminar 2023 em 11,75% ao ano

InflaçãoInflação - Foto: Tânia Rêgo / Agência Brasil

Analistas ouvidos pelo Banco Central na sua pesquisa semanal Focus preveem, pela primeira vez, que a inflação brasileira ficará dentro do teto da meta este ano.

A estimativa é que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA, referência para o sistema de metas) ficará em 4,75% este ano. Na semana anterior, a estimativa era de um IPCA de 4,86%.

A meta definida pelo governo e perseguida pelo BC este ano é de uma inflação de 3,25% este ano, com uma margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos - ou seja, o teto da meta é de 4,75%.

Para 2024, os analistas agora preveem que o IPCA será de 3,88%. No próximo ano, a meta é de 3%, também com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual.

Se a estimativa dos analistas se confirmar, será a primeira vez que o país vai terminar a inflação dentro da meta desde 2020.

No início deste mês, o banco JPMorgan reduziu sua projeção de inflação para 2023 para 4,6%, citando uma menor diferença entre os custos de gasolina doméstica e internacional. "Não esperamos mais um aumento no preço da gasolina este ano", escreveram os analistas do banco em relatório.

Segundo o Focus, os economistas do mercado financeiro estimam que a taxa básica de juros Selic cairá para 11,75% este ano e 9% em 2024. A taxa está agora em 12,75% ao ano, após ter sido reduzida em meio ponto percentual em setembro pelo Banco Central.

Veja também

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Câmera de segurança filma momento em que robô com IA convence outros a "deixarem seus empregos"
IA

Câmera de segurança filma momento em que robô com IA convence outros a "deixarem seus empregos"

Newsletter