Folha de Pernambuco premia empresas por inovação tecnológica
Selo Folha Inova foi entregue a 55 empresas em cerimônia prestigiada pelo setor empresarial
Ciente da importância da inovação no dia a dia humano e empresarial, a Folha de Pernambuco entregou, na noite desta terça-feira (7), prêmio a 55 empresas que se destacam pelo uso da tecnologia no Estado. As companhias foram agraciadas com o selo Folha Inova no auditório do Banco do Brasil do Bairro do Recife em evento muito prestigiado pelo setor empresarial.
"O cenário atual exige de gestores e profissionais uma postura científica alinhada à inovação, pois a inovação tem sido primordial na geração de ganhos econômicos, sociais, ambientais e tecnológicos. E a Folha acompanha atentamente as empresas que implementam processos inovadores no espaço editorial do Folha Inova, que é publicado toda segunda-feira no caderno de Economia. Por isso, estamos aqui hoje para reconhecer processos inovadores", declarou o diretor operacional da Folha de Pernambuco, José Américo Góis, contando que as 55 empresas premiadas nesta noite foram tema de matéria da Folha de Pernambuco entre fevereiro de 2017 e abril de 2018.
"Estamos agraciando empresas que estão inovando e buscando soluções, seja em tecnologia ou gestão, na busca pela competitividade no mercado. E a Folha se sente muito honrada em premiar essas empresas", afirmou o diretor Executivo da Folha, Paulo Pugliesi.
"É impossível escapar desse processo de inovação. Quem não inova não sobrevive", reforçou o consultor da TGI Consultoria e Gestão, Francisco Cunha, que ministrou uma palestra sobre o assunto no evento desta terça-feira. Entre os presentes, representantes de empresas como Gerdau, MV, Shopping Costa Dourada, Procenge, Unimed, Jayme da Fonte e Pitu. O Banco do Brasil e a Prefeitura do Recife também participam da solenidade.
Leia também:
Folha Inova: Especial discute transformações provocadas pela tecnologia
Pernambuco lidera geração de startups no Norte/Nordeste
"Estamos em mundo de rápidas transformações. Por isso, a inovação não deve ser temida; deve ser algo que traz riqueza para as empresas. Parabenizamos a Folha por esta iniciativa", comentou o superintendente do Banco do Brasil em Pernambuco, Nassib Lomes.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) também participou do evento e aproveitou a ocasião para reafirmar o seu compromisso em posicionar a indústria pernambucana neste novo mundo digital. “Inovar é um caminho sem volta, pois já estamos na onda da indústria 4.0. O Senai está focado na preparação da base da indústria pernambucana”, contou o gerente de Inovação e Tecnologia do Senai em Pernambuco, Marcílio Araújo, lembrando que a entidade conta com um Instituto de Inovação para oferecer treinamentos e preparar projetos industriais voltados à tecnologia no Estado.
"Neste contexto de crise, as empresas tiveram que apertar o cinto para manter as contas equilibradas. Com a administração pública, não foi diferente. As receitas diminuíram e as demandas aumentaram. Então, sem inovação, não conseguimos manter os investimentos públicos", concordou o secretário da Controladoria Geral do Recife, Rafael Figueiredo, contando que a prefeitura implementou várias ações inovadoras para manter a qualidade dos serviços municipais.
Inspiração
Ao cumprimentar as empresas premiadas com o selo Folha Inova, o diretor José Américo Gois revelou que esse projeto foi inspirado na trajetória de dois pernambucanos: o poeta, engenheiro e desenhista Joaquim Cardozo, que contribuiu com a construção de Brasília; e, sobretudo, o político e empresário Armando Monteiro Filho. "Joaquim ajudou a colocar Brasília de pé porque fez os cálculos dos seus edifícios. Segundo Niemeyer, era o homem mais inteligente do Brasil. E Armando, que nos deixou recentemente, deixando uma lacuna imensa, teve uma atividade política, empresarial e pessoal profundamente marcante. Ele deu início à reforma agrária no governo João Goulart mesmo sendo usineiro e deu início à pavimentação de Pernambuco. Também criou empresas que sempre foram um padrão no Estado e percebia as inovações humanas", disse.
José Américo lembrou também que o projeto está acompanhado por um projeto editorial que promove a reflexão sobre a inovação. Um site especial sobre o assunto foi publicado no Portal FolhaPE e na edição impressa da Folha de Pernambuco desta terça. E as matérias que mostram as novidades das empresas estaduais continuarão sendo publicadas no jornal às segundas-feiras. Segundo ele, esse projeto editorial entrou definitivamente na agenda da Folha de Pernambuco e a entrega dos selos Folha Inova deve acontecer de forma anual a partir de agora. "É um projeto que veio para ficar porque a repercussão foi extraordinária", contou Américo. "Este tema traz o futuro para a discussão. É um conteúdo muito oportuno e que só tende a evoluir com o tempo porque, com a evolução da tecnologia, teremos sempre novos assuntos para tratar e orientar o leitor", concordou a editora-chefe da Folha de Pernambuco, Patrícia de Raposo. Da Folha de Pernambuco, também estiveram presentes os diretores Mariana Costa e Alano Vaz.
Confira a lista de empresas premiadas no Folha Inova:
ACQIO
ALELO e SERTTEL
AMBEV
ANTIPIRATARIA
ASA
ATOM
AVILLA SOLUÇÕES
BATERIAS MOURA
CACHAÇA SANHAÇU
CARREFOUR
CASA DAS ESSENCIAS
CELPE
CENTAVINHO
CIS
CM TECH
COSTA DOURADA
DIAGMAX
E&Y - ERNST & YOUNG
GAME STATION
GENOMIKA
GERDAU
GREENMIX MERCADO
GRUPO GPA
HERVAL
HOPE
HORTIDELI
HOSPITAL JAYME DA FONTE
IOFV
JEEP
LUBIENSKA
MEGAÓ
MEMORIAL OFTALMO
MOURA DUBEUX
MUNDO DO CABELEIREIRO
MV
NEUROTECH
NOVO QUINTAL
OFTALMAX
OI
PAY VOYCE - ABECS
PITÚ
POTY
PROCENGE
QUEIROZ GALVÃO
REDE SELFIT
RENAULT
SAFETY PAY
SENAI
STARTUP EPITRACK
STERICYCLE
UNIMED
VIRTUA OFFICE
WASSER
XODÓ 4 PATAS