Fórum Nordeste: Raquel Lyra aposta em infraestrutura energética e logística para Pernambuco
Governadora Raquel Lyra destaca avanços no Porto de Suape e investimentos em transição energética para o Estado
Aproveitando a discussão acerca das energias renováveis no Fórum Nordeste 2024 nesta segunda-feira (2), a governadora Raquel Lyra (PSDB) destacou importantes avanços na infraestrutura energética do Estado, enfatizando o papel de Pernambuco na transição para energias renováveis.
"Quando o governo Lula anuncia aqui o segundo trem da refinaria Abreu e Lima, ele fala de uma refinaria que vai fazer, já estará pronta para fazer transição energética, para se alimentar a partir de biocombustível", afirmou Raquel Lyra.
Raquel também mencionou os esforços em curso para a implantação de um terminal de regaseificação pela Shell no Porto de Suape, ressaltando a importância do gás natural.
"Temos uma companhia de gás em Pernambuco que vai poder ter mais competitividade a partir desse gás que é trazido para cá pelo Porto de Suape", disse Raquel, destacando a competitividade que essa infraestrutura trará para a economia local.
A governadora também sublinhou a parceria entre o Governo do Estado e o Governo Federal na realização de obras de dragagem no Porto de Suape.
"Nós estamos fazendo em parceria com o Governo Federal a dragagem do Porto de Suape. É um compromisso com a Petrobras desde que se instalou. Finalmente, agora, a gente está conseguindo fazer essas obras, com a verba dividida entre o Governo Federal e Estadual", explicou.
Leia também
• Reforma tributária e os impactos no cenário da bioenergia em debate no Fórum Nordeste 2024
• Fórum Nordeste: Unidade da Stellantis de Goiana tem papel fundamental na descarbonização da empresa
• Fórum Nordeste 2024: autoridades, empresários e políticos prestigiam 13ª edição do evento
Com essas obras, Pernambuco busca não apenas melhorar sua infraestrutura logística, mas também se posicionar como um destino estratégico no cenário global.
"A gente consegue aprofundar Porto e permitir que novos navios possam chegar até aqui e fazer de Pernambuco uma rota mundial. Não queremos ser passagem, queremos ser destino. Destino de toda a logística mundial, dos investimentos em tecnologia, inovação e economia”, concluiu Raquel Lyra.
A governadora aproveitou a ocasião para entregar ao vice-presidente Geraldo Alckmin e a Eduardo de Queiroz Monteiro um exemplar do Plano Pernambucano de Mudança Econômico-Ecológica (Permeie), que estabelece um pacote de ações que redirecionam a economia do Estado para um desenvolvimento com justiça social, enquanto recupera e protege o meio ambiente.
O Fórum Nordeste 2024 teve patrocínio da Neoenergia, Copergás, Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal, Sudene, FMC, Grunner e Cahu Beltrão; e apoio do Governo de Pernambuco, Fertine e Novabio.