Logo Folha de Pernambuco

QUEIMADAS

FPA: Lupion diz que governo errou no combate a incêndios e chama Marina de "incompetente"

De acordo com dados do Inpe, o Brasil registrou 210,208 mil focos de incêndios de janeiro a setembro deste ano

O presidente da FPA, Pedro Lupion (PP-PR), fez uma série de críticas nesta terça-feira, 8, à atuação do governo Lula no combate a incêndios criminosos no PaísO presidente da FPA, Pedro Lupion (PP-PR), fez uma série de críticas nesta terça-feira, 8, à atuação do governo Lula no combate a incêndios criminosos no País - Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Pedro Lupion (PP-PR), fez uma série de críticas nesta terça-feira, 8, à atuação do governo Lula no combate a incêndios criminosos no País.

O deputado federal chamou a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, de "incompetente" e disse que ela não tem condições de representar o Brasil na Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada ano que vem em Belém (PA).

"O governo não fez absolutamente nada contra incêndios. A ministra Marina e equipe mostraram incompetência no combate de incêndios", declarou Lupion, em entrevista coletiva após a reunião semanal da bancada. "O Brasil ficou três meses queimando O governo só tem discurso", emendou.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Brasil registrou 210,208 mil focos de incêndios de janeiro a setembro deste ano, 87% mais que em igual período do ano passado. É o maior número para o período desde 2010.

Os incêndios que tomaram conta do País, segundo Lupion, deixaram R$ 14,7 bilhões de prejuízo ao setor produtivo, em 2,8 milhões de hectares de áreas rurais afetadas.

O deputado disse que há mais de 100 projetos contra incêndios criminosos em tramitação no Congresso, afirmou que apoia todas as medidas punitivas para quem provoca queimadas, mas ponderou que o decreto do governo sobre os incêndios preocupa o setor porque, de acordo com ele, restringe crédito a produtores de boa-fé.

"Quando o agro mais precisou que o governo agisse contra incêndios, viu-se total inabilidade", criticou Lupion. "O governo precisa reconhecer que errou no combate a incêndios e que Marina é incompetente. Marina não tem condição de representar o Brasil na COP", emendou o presidente da FPA.

Em 19 de setembro, Marina disse que os produtores rurais brasileiros estavam tendo um "prejuízo enorme" com as queimadas que se espalharam pelo País. A declaração foi dada em reunião no Palácio do Planalto com governadores e outros ministros sobre o combate aos incêndios.

"Os proprietários estão tendo um prejuízo enorme. Esse é um período em que a garapa da cana de açúcar, como a gente chama, está altamente densa, a temperatura faz com que essa garapa fique caramelizada e constitua prejuízo para o produtor", declarou a ministra, na ocasião.

Marina defendeu o aumento da pena para quem provoca incêndios, assunto que está em debate entre o Palácio do Planalto e o Congresso.

"Se alguém chegar e colocar fogo dentro da nossa casa, isso tem um nome, é crime hediondo. Agora, alguém toca fogo no seu canavial, na sua fazenda e tem uma pena de dois a seis anos no máximo. É um debate profícuo", disse Marina.

Veja também

Presidente do BC argentino diz que cartão de débito em dólar está em desenvolvimento
ARGENTINA

Presidente do BC argentino diz que cartão de débito em dólar está em desenvolvimento

Bolsas de NY fecham em alta e Dow Jones e S&P 500 renovam recorde, otimistas com balanços
bolsa de valores

Bolsas de NY fecham em alta e Dow Jones e S&P 500 renovam recorde, otimistas com balanços

Newsletter