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França expressa "preocupação" por suspensão de programa de checagem da Meta

O grupo de Mark Zuckerberg anunciou na terça-feira que encerraria seu programa de verificação de informações nos Estados Unidos

Mark Zuckerberg postou vídeo no Instagram no qual fala sobre as mudanças da MetaMark Zuckerberg postou vídeo no Instagram no qual fala sobre as mudanças da Meta - Foto: Reprodução/Instagram

A França expressou nesta quarta-feira (8) sua "preocupação diante da decisão da Meta (Facebook, Instagram, WhatsApp) de suspender seu programa de checagem de fatos nos Estados Unidos" e garantiu que se manterá "vigilante" para que o grupo respeite a legislação europeia.

"A liberdade de expressão, direito fundamental protegido na França e na Europa, não pode ser confundida com um direito à viralidade que autorizaria a difusão de conteúdos não confirmados (inautênticos) que chegariam a milhões de usuários sem filtro nem moderação", afirmou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da França em um comunicado.

"A França se manterá vigilante para garantir que a Meta e outras plataformas cumpram com suas obrigações de acordo com as legislações europeias, e em particular com a Lei de Serviços Digitais (DSA)", acrescentou o porta-voz.

De acordo com a mesma fonte, essas normas são "parte integral do bom funcionamento democrático da UE, e para proteger nossos cidadãos da interferência estrangeira e da manipulação da informação".

O grupo de Mark Zuckerberg anunciou na terça-feira que encerraria seu programa de verificação de informações nos Estados Unidos e antecipou que o mecanismo de verificação digital aplicado pela Meta seria substituído por notas comunitárias semelhantes às utilizadas pela rede X, do bilionário Elon Musk.

O anúncio da Meta ocorre em um momento em que os republicanos americanos e Musk se queixaram reiteradamente dos programas de verificação de informações, considerando-os equivalentes à censura.

A Agence France-Presse (AFP) trabalha com o programa de verificação de conteúdos do Facebook em 26 idiomas. O Facebook paga para usar as verificações de cerca de 80 organizações globalmente em sua plataforma, assim como no WhatsApp e Instagram.

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